A Venezuela lançou uma operação de segurança em larga escala nos estados de La Guaira e Carabobo nesta quarta-feira (8), mobilizando forças militares e policiais como parte de um plano de defesa nacional.
Diosdado Cabello, ministro do Interior, Justiça e Paz, anunciou a ativação da “Operação Independência 200”, que envolve as Forças Armadas, milícias e autoridades locais na proteção de infraestruturas e serviços públicos essenciais.
A operação, que começou à meia-noite, inclui manobras táticas e o estabelecimento de postos de controle, de acordo com o Almirante Gregorio Briceno Paniagua, comandante da zona de defesa de La Guaira.
Cabello afirmou que o deslocamento visava garantir a defesa nacional e demonstrar a prontidão da Venezuela para resistir a qualquer agressão externa.
A operação faz parte da estratégia atual do país de integrar capacidades civis, militares e policiais em resposta a ameaças percebidas à soberania.
As tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela aumentaram desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro.
O ditador Nicolás Maduro negou as acusações do governo americano de produção de drogas no país. Ele acusou os EUA de tentarem derrubá-lo com seu reforço naval no Mar do Caribe.
Fonte: CNN BRASIL