O ciclo menstrual feminino se organiza em três fases principais: folicular, ovulatória e lútea. Nos três períodos, o corpo da mulher sofre diversas alterações e variações hormonais, o que impacta diretamente nas reações às atividades cotidianas e nas interações com outras pessoas; ignorar essa ciclicidade costuma gerar desgaste físico e emocional.
Neste sentido, uma das melhores maneiras de oferecer apoio é com chás de ervas, que têm sido aliados das mulheres em diferentes épocas e sociedades. Cada planta carrega propriedades capazes de apoiar oscilações hormonais, aliviar desconfortos e equilibrar emoções, de forma que a escolha das ervas deve se adaptar a cada fase.
Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Leia Também:
Se os hormônios e as necessidades físicas variam, os chás também devem variar, já que o mesmo chá pode ajudar em um momento e atrapalhar em outro. Entender essa lógica evita excessos e potencializa benefícios.
Fase folicular
Após o fim do sangramento, o estrogênio começa a subir, de forma que a energia retorna, a mente fica mais clara e a disposição aumenta. A partir daí, o corpo feminino passa a pedir estímulos leves e naturais, foco mental e renovação hormonal. Confira os chás indicados para esse período:
Folha de amora
- Auxilia no equilíbrio do estrogênio
- Apoia a saúde hormonal feminina
Alecrim
- Estimula o foco e a clareza mental
- Ajuda na disposição sem causar agitação
Fase ovulatória
Essa é a fase de maior vitalidade, quando o corpo está no auge hormonal e energético, mas também mais suscetível a retenção de líquidos e sobrecarga do fígado. Nesse período, o corpo pede desintoxicação, leveza e equilíbrio metabólico. Confira os chás indicados para esse período:
Dente-de-leão
- Estimula o fígado
- Ajuda na eliminação de toxinas
Hibisco
- Combate a retenção de líquidos
- Contribui para sensação de leveza corporal
Fase lútea
Após a ovulação, os níveis de progesterona aumentam, o corpo começa a desacelerar e a TPM pode surgir com irritabilidade, ansiedade e cansaço. Nessa fase, é importante acalmar o sistema nervoso, reduzir inchaço e tensão e bastante acolhimento emocional. Confira os chás indicados para esse período:
Folha de framboesa
- Considerada um tônico natural do útero
- Ajuda a equilibrar o ciclo e reduzir desconfortos
Erva-doce com passiflora
- A erva-doce reduz gases e cólicas leves
- A passiflora acalma sintomas de ansiedade e irritação
O processo faz diferença
Folhas e flores não devem ser fervidas, enquanto raízes e cascas precisam de fervura para liberar ativos. Além disso, é recomendado evitar açúcar, que inflama o corpo e pode intensificar cólicas e inchaços. Se necessário, pequenas quantidades de mel podem ser uma boa alternativa.
Ainda é válido ressaltar o próprio ato de tomar o chá, já que pequenos atos também podem ajudar na questão emocional. Por exemplo, segurar a xícara quente acalma o sistema nervoso, enquanto o momento de pausa potencializa os efeitos do chá.
Fonte: A Tarde



