STF avalia resposta à Câmara após “derrubada” de cassação de mandato de Carla Zambelli –
O Supremo Tribunal Federal (STF) está avaliando uma reação após a Câmara “derrubar” o pedido de cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), mesmo a determinação da Corte para que ela perdesse o mandato automaticamente.
A liberal foi condenada em ação já encerrada por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Tudo sobre Política em primeira mão!
Membros do STF afirmaram, em caráter reservado ao jornal O Globo, que a decisão é “inaceitável” e a avaliaram como uma tentativa de desmoralizar o Tribunal. Por outro lado, acreditam que haverá a adoção de alguma nova medida por parte da Corte.
Leia Também:
Presa na Itália após deixar o Brasil, Zambelli também foi condenada pelo STF a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo, no episódio em que a deputada perseguiu um homem com uma arma em punho na véspera do segundo turno da eleição de 2022 em São Paulo.
Outro descumprimento em 2013
Esta não é a primeira vez que uma determinação da Corte envolvendo um deputado federal é descumprida pela Câmara. Em 2013, quando o STF condenou o então deputado federal Natan Donadon, o plenário da Câmara rejeitou a cassação.
Logo depois, o ministro Luís Roberto Barroso suspendeu a sessão que rejeitou a cassação do mandato do parlamentar até que o plenário analisasse um mandado de segurança impetrado pelo PSDB que pedia a anulação da votação.
Na liminar, Barroso afirmou que a Constituição prevê, como regra geral, que cabe a cada uma das Casas do Congresso Nacional, respectivamente, a decisão sobre a perda do mandato de Deputado ou Senador que sofrer condenação criminal transitada em julgado.
Fonte: A Tarde