segunda-feira, fevereiro 9, 2026
spot_img
HomeDestaquesSpaceX, empresa de Elon Musk, quer construir cidade na Lua até 2036

SpaceX, empresa de Elon Musk, quer construir cidade na Lua até 2036

Homem observa foguete da SpaceX na plataforma de lançamento da Starbase em Boca Chica, Texas –

A SpaceX, empresa espacial comandada por Elon Musk, o homem mais rico do mundo, passou a almejar uma meta ambiciosa e digna de filmes de ficção científica. Segundo o bilionário, a empresa está focada na construção de uma “cidade autossustentável” na Lua, o que poderia ser alcançado em menos de 10 anos.

O anúncio, feito por Musk por meio do X (antigo Twitter) no último domingo, 8, detalha que a SpaceX também pretende iniciar a construção de uma cidade em Marte dentro de cinco a sete anos.

Tudo sobre Ciência & Tecnologia em primeira mão!

As declarações de Elon Musk aparecem como repercussão de uma reportagem do Wall Street Journal, publicada na última sexta-feira, 6, que afirmava que a SpaceX informou aos investidores que daria prioridade à ida à Lua e tentaria uma viagem a Marte posteriormente, com o objetivo de realizar um pouso lunar não tripulado em março de 2027.

Ainda no ano passado, ele havia dito que a empresa pretendia lançar uma missão não tripulada a Marte até o final de 2026. “Não, vamos direto para Marte. A Lua é uma distração”, disse ele em janeiro do ano passado, em resposta a uma postagem no X.

Leia Também:

Corrida espacial

A Lua não recebe nenhuma visita humana desde a missão Apollo 17, em 1972. No entanto, a crescente disputa econômica dos Estados Unidos com a China tem colocado a corrida espacial e a exploração lunar em pauta mais uma vez.

Na última semana, Elon Musk anunciou que a SpaceX adquiriu a empresa de inteligência artificial que ele também lidera, a xAI, em um negócio que avalia a empresa de foguetes e satélites em US$1 trilhão e a empresa de inteligência artificial em US$250 bilhões.

Segundo apoiadores do bilionário, a medida é uma forma da SpaceX reforçar seus planos para centros de dados espaciais, considerados mais eficientes em termos energéticos do que as instalações terrestres. Ao mesmo tempo, segue a busca de Musk por maior poder computacional com o desenvolvimento da IA.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos