A Nvidia publicou nesta quarta-feira (3) novos dados mostrando que seu mais recente servidor de inteligência artificial pode melhorar o desempenho de novos modelos – incluindo dois populares da China – em até 10 vezes.
Os dados surgem num momento em que o mundo da IA mudou o seu foco de treino de modelos, em que a Nvidia domina o mercado, para a sua utilização por milhões de utilizadores, onde a fabricante de chips enfrenta uma concorrência muito maior de rivais como a AMD (Advanced Micro Devices) e a Cerebras.
Os dados da Nvidia focaram no que é conhecido como modelos de IA de mistura de especialistas. Essa técnica consiste em tornar os modelos mais eficientes, dividindo as perguntas em partes que são atribuídas a “especialistas” dentro do modelo.
Essa técnica ganhou enorme popularidade este ano, depois que a DeepSeek, da China, surpreendeu o mundo com um modelo de código aberto de alto desempenho que exigiu menos treinamento em chips da Nvidia do que seus concorrentes no início de 2025.
Desde então, a abordagem de combinação de especialistas foi adotada pela OpenAI, criadora do ChatGPT, pela francesa Mistral e pela chinesa Moonshoot AI, que em julho lançou seu próprio modelo de código aberto de alta classificação.
Entretanto, a Nvidia tem se concentrado em argumentar que, embora esses modelos possam exigir menos treinamento em seus chips, seus produtos ainda podem ser usados para disponibilizar esses modelos aos usuários.
A Nvidia anunciou na quarta-feira que seu mais recente servidor de IA, que reúne 72 de seus principais chips em um único computador com conexões de alta velocidade entre eles, melhorou o desempenho do modelo Kimi K2 Thinking da Moonshot em 10 vezes em comparação com a geração anterior de servidores da Nvidia, um ganho de desempenho semelhante ao que a Nvidia observou com os modelos da DeepSeek.
A Nvidia afirmou que os ganhos vieram principalmente da enorme quantidade de chips que consegue colocar nos servidores e das conexões rápidas entre eles, uma área em que a Nvidia ainda tem vantagens sobre seus concorrentes.
A AMD, concorrente da Nvidia, está trabalhando em um servidor similar, repleto de vários chips poderosos, que, segundo a empresa, chegará ao mercado no próximo ano.
Fonte: CNN BRASIL