A derrubada da Medida Provisória (MP) 1.303/2025 — que garantiria a alteração na arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — pela Câmara dos Deputados, na noite de quinta-feira, 8, contou com o voto favorável de 12 parlamentares baianos.
No geral, o placar da votação foi de 251 a 193, com a articulação dos parlamentares da oposição e de parte do chamado ‘Centrão’.
Tudo sobre Política em primeira mão!
Com o fim da validade do texto, que expirou ontem, o governo Lula (PT) pode deixar de arrecadar até R$ 17 bilhões entre 2025 e 2026, o que deve causar um ‘rombo’ no orçamento previsto pelo Palácio do Planalto.
Entre os deputados baianos, os votos partiram de nomes que fazem parte justamente do Centrão, a exemplo do PL, Republicanos, PP e União Brasil (veja lista mais abaixo). Por outro lado, 22 parlamentares do estado votaram por manter o texto.
Leia Também:
Líder da bancada baiana critica articulação da oposição
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) criticou a postura de parlamentares do Centrão e da extrema-direita que se uniram para barrar a medida provisória do governo federal destinada a aumentar a tributação sobre grandes fortunas.
Segundo Lídice, a decisão revela a quem esses grupos realmente servem. “O que vimos foi uma clara demonstração de interesses. Quando se trata de defender os mais ricos, parte do Congresso se une rapidamente, mas quando é para garantir recursos para o povo, surgem as resistências”, afirmou a deputada.
A deputada também alertou para a importância da mobilização popular e da memória do eleitorado nas próximas eleições.
“Em 2026, o povo brasileiro precisa lembrar quem votou contra o interesse coletivo. É hora de escolher um Congresso comprometido com o desenvolvimento e com a redução das desigualdades”, concluiu.
Veja quem foram os 12 deputados baianos que votaram a favor da derrubada da MP do IOF:
- Adolfo Viana – PSDB
- Alex Santana – REP
- Arthur Maia – UB
- Capitão Alden – PL
- Cláudio Cajado – PP
- Dal Barreto – UB
- Elmar Nascimento – UB
- José Rocha – UB
- Leur Lomanto Jr – UB
- Márcio Marinho – REP
- Paulo Azi – UB
- Rogéria Santos – REP
Fonte: A Tarde