HomeNotíciasSaiba por que a Venezuela começa a comemorar o Natal em outubro

Saiba por que a Venezuela começa a comemorar o Natal em outubro


A Venezuela iniciou as comemorações de Natal no país a partir deste mês de outubro, a antecipação da celebração foi anunciada pelo ditador do país, Nicolás Madura, em setembro. Maduro afirmou que o decreto é uma forma de “defender a felicidade”.

“Como nosso povo está constantemente em busca de sua felicidade e da atividade econômica, comercial e cultural, queremos que eles se unam e se fortaleçam; vamos aplicar a mesma fórmula de outros anos, que funcionou muito bem para a economia, a cultura e a felicidade”, disse ele.

A mudança foi decretada pela primeira vez em 2013. Na ocasião o país enfrentava um cenário econômico difícil, o ditador então adiantou as feiras natalinas que vendem presentes e ingredientes da ceia, em um momento em que enfrentavam também uma escassez de produtos.

Maduro repetiu a prática várias vezes nos anos seguintes, inclusive em 2024. Bispos criticaram a medida no ano passado, afirmando que a comemoração não deve ser usada de forma política ou para propagandas, e a data é definida pela Igreja Católica.

No anúncio deste ano ele afirmou: “Com alegria, comércio, atividade, cultura, canções natalinas e gaitas de fole. Esta é a maneira de defender a felicidade, o direito à felicidade, o direito à alegria”.

Tensão com os EUA

A antecipação ocorre em meio ao aumento das tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos, após Donald Trump ordenar o avanço de tropas perto do território venezuelano.

Washington atacou barcos venezuelanos no Mar do Caribe, enquanto Caracas treina milhares de milicianos de todo o país.

Em um discurso televisionado, Maduro afirmou que está pronto para declarar estado de emergência para proteger seu país. O ditador declarou à nação que a medida visa “proteger o povo, a paz e a estabilidade… caso a Venezuela seja atacada pelo império dos EUA”.

Os EUA acusaram o venezuelano de envolvimento com o narcotráfico — uma acusação que ele nega veementemente — e recentemente dobraram a recompensa por informações que levem à sua prisão para US$ 50 milhões.



Fonte:CNN BRASIL

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +