O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), colocou seu nome à disposição para disputar uma vaga ao Senado Federal nas eleições do ano que vem e, com isso, embolou a disputa na Bahia.
Nas eleições de 2026, duas vagas de senador estarão na disputa por Estado. Além de Rui Costa, os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Angelo Coronel (PSD-BA) já indicaram que pretendem disputar a reeleição.
O imbróglio será resolvido após uma costura política entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os políticos, após uma avaliação do cenário com seus aliados no Estado. Rui Costa terá de deixar o governo até o início de abril se decidir disputar o Senado.
O presidente tem cobrado o PT para que se empenhe em eleger a maioria dos senadores nas próximas eleições. “Os nossos senadores, nós temos quase todos em reeleição; eles a oposição bolsonarista, não, eles já têm 25 senadores. Se eles elegem 17, eles vão para 41, e vão fazer a maioria no Senado”, disse em agosto.
A solução para o impasse na Bahia pode passar ainda pela disputa ao governo estadual. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece atrás do vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador ACM Neto na corrida pelo governo.
A mais recente pesquisa Real Time Big Data mostra ACM com 40% e o governador com 36%. Os dois estão empatados tecnicamente. A depender do desempenho do governador nas próximas pesquisas, o presidente Lula pode optar por escalar Jaques Wagner ou Rui Costa para a disputa ao governo.
Fonte: CNN BRASIL