Um vereador de Canela, na Serra Gaúcha (RS), foi preso preventivamente suspeito de coagir uma pessoa a retirar uma denúncia sobre possíveis desvios de verbas no hospital do município. Leandro Gralha (MDB) foi detido no bairro Santa Marta, nesta quinta-feira (4). De acordo com a investigação, Gralha teria ido até a casa do denunciante e feito ameaças, o que o levou a retirar a denúncia feita à Câmara de Vereadores.
Em depoimento à polícia, a vítima disse ter temido por sua segurança. Essa situação, de acordo com a PCRS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul), teria comprometido o andamento do processo administrativo que apurava as irregularidades.
O vereador responde pelo crime de coação no curso do processo. O inquérito também aponta que Gralha possui histórico policial, incluindo registros por peculato, corrupção passiva, crimes contra licitação e um inquérito anterior pelo mesmo crime de coação no curso do processo.
Segundo a PCRS, a prisão preventiva foi solicitada pois medidas alternativas não seriam suficientes diante do poder político do investigado e do risco de novas tentativas de intimidação.
“Um vereador não pode se valer de grave ameaça para coagir um cidadão que cumpre seu dever cívico de denunciar irregularidades”, destacou o delegado Vladimir Medeiros.
A polícia segue com a investigação. A CNN Brasil tenta contato com a defesa de Leandro Gralha.
Fonte: CNN BRASIL