Os interessados em atuar como voluntários na condução de oficinas educativas nas escolas da rede estadual da Bahia poderão se inscrever entre os dias 19 de fevereiro a 5 de março, por meio do site oficial. A iniciativa integra o Programa de Educação Integral Anísio Teixeira.
Leia Também:
Ao todo, estão sendo ofertadas 13 mil vagas, com oportunidades nas áreas esportivas, inclusão da cultura digital e promoção da saúde.
Tudo sobre Educação em primeira mão!
Como se inscrever
Para participar, é necessário realizar um cadastro na Plataforma Bahia Estado Voluntário. Após essa etapa, o candidato deve comparecer à unidade escolar de interesse para verificar a disponibilidade de vagas.
Entre os requisitos, o voluntário precisa ser maior de idade e, preferencialmente, ter concluído o ensino médio.
De acordo com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), estudantes da própria rede estadual não podem atuar como oficineiros, pois são os principais beneficiários do programa.
Documentos exigidos
Após a divulgação do resultado da seleção, os oficineiros devem se apresentar à escola munidos dos seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de antecedentes criminais com atualização de até três meses;
- Declaração comprobatória de capacidade técnica para ministrar a oficina (emitida por uma associação de por exemplo, capoeira, futsal e outras modalidades esportivas).
Os voluntários que possuírem vínculo empregatício também deverão apresentar atestado que comprove o turno de trabalho, garantindo a compatibilidade de horários.
Após o cumprimento da carga horária estabelecida, a entrega da frequência e dos relatórios validados pelo gestor escolar e pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), os voluntários recebem ressarcimento referente a alimentação e transporte, no valor de até R$ 1.100 por mês.
Impacto do Programa Educa Mais Bahia
Em 2025, o Programa Educa Mais Bahia contou com 11.846 oficineiros voluntários que atuaram em 1.447 escolas (sedes e anexos) de todos os 27 NTEs. Mais de 260 mil estudantes foram beneficiados com as oficinas.
Para a implementação do programa, foram investidos mais de R$ 94,6 milhões.
Fonte: A Tarde



