O público voltará a reviver a famosa cena da morte de Odete Roitman no capítulo desta segunda-feira (06) da novela “Vale Tudo’. Em 1988, o Brasil parou para assistir a cena e se perguntou: “Quem matou Odete Roitman?
Assim como a trama original que entrou para a história e passou por mudanças no remake, o mundo contou com muitas transformações nesses 37 anos. E no cenário esportivo não foi diferente.
Veja abaixo como estava o esporte no final de 1988, período da morte de Odete Roitman na primeira versão de “Vale Tudo”.
Brasileirão rolando
O Bahia seria o campeão daquela edição, mas o Campeonato Brasileiro ainda estava rolando em dezembro de 1988.
A última rodada da segunda fase aconteceu no dia 18 de dezembro e o torneio voltaria após os festejos de final de ano, em janeiro de 1989.
O Tricolor baiano era comandado por Evaristo de Macedo e contava com a boa fase de nomes como Zé Carlos, Charles e Bobô. Na final, o Bahia bateu o Internacional para ser campeão.
Champions League na reta final
A Champions League de 1988-89 já tinha definido os classificados para as quartas de final, que seriam disputadas só em março de 1989, quando a cena icônica da TV brasileira foi ao ar.
Times tradicionais, como Real Madrid e Milan, seguiam vivos no torneio, enquanto algumas surpresas também avançavam, como o Goteborg, da Suécia, e o Steaua Bucareste, da Romênia.
O Milan foi o campeão do torneio após bater a equipe romena na decisão no Camp Nou, em Barcelona.
Chegada de Romário à Europa
No segundo semestre de 1988, o Baixinho tinha acabado de desembarcar na Holanda para brilhar pelo PSV.
Romário defendia o Vasco e chamou a atenção do mundo após as boas atuações na Olimpíada de Seul, na Coreia do Sul.
Naquele ano Romário havia sido a contratação mais cara de um jogador brasileiro por um clube estrangeiro, desbancando a ida de Zico para Udinese, da Itália.
Time uruguaio campeão do mundo
Dias antes da morte de Odete Roitman, O Nacional do Uruguai havia conquistado a Copa Intercontinental após vencer o PSV nos pênaltis, em duelo realizado em Tóquio, no Japão.
Romário foi um dos nomes da partida após marcar um gol para o time holandês no tempo normal, mas acabou amargando o vice-campeonato.
Primeiro título mundial de Senna
O Brasil vibrava com o primeiro título na Fórmula 1 de Ayrton Senna após show do piloto nas manhãs de domingo.
O brasileiro fez sua primeira temporada com a McLaren em 1988 e protagonizou disputas acirradas na pista com o companheiro de equipe Alain Prost.
Fonte: CNN BRASIL