terça-feira, fevereiro 17, 2026
spot_img
HomeÚltimas NotíciasProtesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidão...

Protesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidão – Acorda Cidade


Um trecho da BR-101, no km 805, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, foi bloqueado por produtores rurais na manhã desta terça-feira (17). O ato acontece nas imediações do Posto Serral e foi realizado com o uso de tratores e barricadas.

De acordo com o site Radar News, parceiro do Acorda Cidade, a mobilização começou por volta das 6h e deve seguir até as 18h desta quarta-feira (18). Segundo os organizadores, o objetivo é pressionar o governo a adotar medidas concretas para conter invasões de propriedades, reduzir a violência no campo e garantir segurança jurídica aos produtores.

Protesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidãoProtesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidão
Foto: Reprodução/Radar News

Até o momento, não há previsão de liberação total da rodovia. Motoristas que trafegam pelo local enfrentam lentidão.

Ainda segundo o site, o protesto ocorre em meio a um histórico de conflitos agrários na região, marcada por disputas de terra, retomadas de áreas, ataques e assassinatos. Nos últimos anos, agricultores, indígenas e posseiros foram mortos em meio às tensões.

Protesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidãoProtesto de produtores fecha trecho da BR-101 em Itamaraju e causa lentidão
Foto: Reprodução/Radar News

Para tentar conter a escalada da violência, a Força Nacional de Segurança Pública atua no extremo sul baiano desde o fim de abril de 2025, após solicitação do Ministério da Justiça. As equipes estão concentradas em municípios como Porto Seguro, Prado, Itamaraju e Itabela, em ações conjuntas com a Polícia Federal e forças de segurança estaduais, com foco em patrulhamento e prevenção de novos confrontos.

O governo federal prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional na região, diante da continuidade dos conflitos em janeiro deste ano. A operação busca mediar as tensões entre comunidades indígenas, principalmente do povo Pataxó, e produtores rurais em áreas de disputa, em um cenário intensificado pelo debate sobre o Marco Temporal e por denúncias de grilagem de terras.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.



Fonte: Acorda Cidade

- Advertisment -spot_img

Mais lidos