domingo, fevereiro 22, 2026
spot_img
HomeDestaquesPreso em São Paulo o "5 de Paus" do Baralho do Crime...

Preso em São Paulo o “5 de Paus” do Baralho do Crime da Bahia

A Polícia investiga ainda a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro –

Em uma operação de inteligência que se estendeu por quase 12 meses, a Polícia Civil da Bahia capturou, na noite deste sábado, 21, Ildevan Almeida Rodrigues, conhecido pelos apelidos de “Binho” ou “Medina”.

A prisão foi no bairro Parque São Lucas, na zona leste de São Paulo. Ildevan era um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ocupando a carta “5 de Paus” no Baralho do Crime.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!

De acordo com as investigações, “Binho” era considerado uma das principais lideranças criminosas da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele exercia o controle territorial em Camaçari, com foco estratégico no bairro do PHOC, onde gerenciava pontos de venda de drogas e coordenava as ações da facção KLV/PCC.

Leia Também:

Na hierarquia da organização, ele era tido como o número dois na região, subordinado apenas a Bruno “Cabeça”, que foi detido em 2025, também na capital paulista.

Histórico e apreensão

No momento da abordagem, os agentes apreenderam com o suspeito uma pistola Taurus G3, calibre 9mm. Contra ele, pesavam dois mandados de prisão em aberto por homicídio, expedidos pela Vara do Júri e Execuções Penais de Camaçari.

Além dos crimes de sangue e do tráfico de entorpecentes, a Polícia Civil investiga a participação de Ildevan em esquemas de agiotagem e lavagem de dinheiro, atividades utilizadas para financiar e ocultar o patrimônio da facção.

Articulação e fuga

A captura é resultado de um esforço integrado que envolveu o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Antes de se estabelecer em São Paulo, o criminoso passou por diversos estados do Nordeste na tentativa de despistar as forças de segurança.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a prisão representa um golpe significativo na estrutura do crime organizado na RMS, reforçando a repressão aos crimes violentos letais intencionais (CVLI).

O preso deve passar por audiência de custódia e ser transferido para o sistema prisional baiano nos próximos dias.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos