quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_img
HomeDestaquesPor um Carnaval do trabalho decente!

Por um Carnaval do trabalho decente!

Projeto “Meu Corre Decente: Trabalho Decente e Solidário na Folia”, coordenada pela Setre –

Foi dada a largada para a folia, e o Governo do Estado está pronto para fazer, neste ano, a maior ação da história em favor do trabalho decente no Carnaval da Bahia. O projeto ‘Meu Corre Decente: Trabalho Decente e Solidário na Folia’ é um trabalho coletivo de garantia da dignidade dos trabalhadores que constroem essa que é uma das maiores festas populares do mundo.

Ao todo, são R$ 15 milhões investidos, divididos entre diversas iniciativas desenvolvidas pelas secretarias estaduais, lideradas pelo governador Jerônimo.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!

Acolhemos especialmente as categorias que são historicamente invisibilizadas, como cordeiros, ambulantes, catadores de materiais recicláveis, mototaxistas e trabalhadores da música.

Para eles, fornecemos equipamentos de proteção e preparamos espaços para convivência, banho, alimentação e até mesmo massagem, além de pontos para carregamento do celular – fundamental para quem vende.

O projeto ainda inclui ações de cuidado com o meio ambiente e de promoção da economia solidária, com o apoio às cooperativas de materiais recicláveis.

A missão é ampliar a coleta seletiva e gerar mais renda para catadores, impedindo a ação de atravessadores. No ano passado, foram coletadas 170 toneladas de latinhas, plásticos e papelão apenas na capital, número que deverá ser superado.

Leia Também:

Um recente levantamento da Fecomércio projeta uma movimentação de R$ 12,4 bilhões no Carnaval da Bahia deste ano, um aumento de 6% em relação a 2025. Trabalhamos para distribuir toda essa riqueza que é gerada pelo nosso megaevento, que não se resume a Salvador. São 150 municípios com programação de carnaval – o número chega a 200 quando levamos em conta os eventos pré-carnavalescos.

Todo o esforço é fruto de uma escuta ativa. Neste ano, realizamos o 1º Encontro dos Trabalhadores do Carnaval, para ouvir sindicatos e associações de diversas categorias e elaborar um plano robusto de atividades – não apenas para o período carnavalesco, mas também antes e depois dele. Oferecemos, inclusive, cursos de qualificação profissional, para garantir renda o ano inteiro.

Como vereador de Salvador, apresentei o projeto de lei que garantiu a inclusão de catadores e cordeiros no Conselho Municipal do Carnaval, de modo a promover a democratização das decisões.

Se ouvisse mais a cidade, a prefeitura da capital, que firma contratos milionários com as cervejarias, poderia investir mais no acolhimento dos trabalhadores, papel que o governo do estado tem cumprido por entender que é preciso assegurar que a festa também tenha a marca do trabalho digno.

Para 2026, já está tudo pronto, e o time do governador Jerônimo está em campo para que o Carnaval seja de paz e de respeito a quem trabalha pela nossa cultura.

*Augusto Vasconcelos é secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos