Diferentes tipos de embarcações são envolvidas nas operações da companhia –
A Petrobras realizou nesta quarta-feira, 8, em Salvador, uma coletiva de imprensa para detalhar a retomada de investimentos da companhia na Bahia, incluindo encomendas ao setor naval local e a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-BA). O evento aconteceu na sede da companhia, no Edifício Torre Pituba, com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e outros executivos.
Durante a coletiva, o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Cláudio Schlosser, falou sobre a construção de navios e o fortalecimento da frota da empresa.
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“A todos, aqui uma satisfação poder compartilhar com vocês. Eu acho que é um momento bastante importante para todos nós, na execução do planejamento estratégico, algo que era previsto para 26. A gente está antecipando agora, né, conforme a presidente Magda comentou, nós estamos antecipando aqui praticamente para este ano a conclusão de uma iniciativa que é extremamente estratégica para a companhia.”
Cláudio Schlosser apresentou detalhes por vídeo chamada em coletiva de imprensa na sede da Petrobras
Schlosser explicou que a Petrobras é “uma empresa toda ela do mar” e detalhou os diferentes tipos de embarcações envolvidas nas operações da companhia.
“Tem o barco de apoio propriamente dito, que a gente tem em dois tipos: os PSVs, que nós já conversamos e tivemos oportunidade de conhecer, e OSRVs, que são barcos também de apoio. E também há alguns barcos que são chamados RSVs, que fazem parte, inclusive, da implantação de projetos de engenharia.”
Ele ainda destacou a importância dessas embarcações para o transporte de suprimentos e a resposta a emergências ambientais.
“E os barcos de cabotagem. Só para dar uma ideia, assim, dos barcos de apoio entre o PSV e o OSRV: o PSV é o ‘caminhãozinho do mar’. Ele é um barco voltado para atender as necessidades de todas as nossas operações offshore. Então, ele transporta água, rancho, combustível, equipamentos; enfim, ele é realmente um caminhãozinho do mar.”
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O diretor detalhou os OSRVs, que fazem parte do plano de controle e emergência da empresa: “E esses OSRVs que nós estamos contratando agora são, em inglês, Oil Spill Response Vessel (OSRV). Eles fazem parte do nosso plano de controle e emergência, que temos a responsabilidade de manter ativos.”
No total, a Petrobras vai incorporar 10 novas embarcações ao seu sistema de recolhimento de óleo, renovando a frota existente, que, somada aos PSVs, totaliza 22 unidades. “Esse contrato representa o último contrato assinado, né, para os navios de apoio entre PSVs e OSRVs.”
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da companhia para fortalecer sua atuação no setor naval baiano e garantir a retomada de operações estratégicas no estado.
Fonte: A Tarde