O Procurador-Geral da Bahia, Pedro Maia, foi empossado como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais na noite desta terça (16), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.
Pedro Maia conduzirá o colegiado até o fim de 2026.
“O Ministério Público está unido, atento, presente e vigilante na proteção dos direitos fundamentais. Minha primeira palavra como presidente é um chamado: que este ano seja um marco de unidade, coordenação e afirmação institucional”, disse, em seu discurso.
Ele afirmou também que assumirá o compromisso de “fortalecer a atuação cooperada entre todos os Ministério Públicos, de forma coordenada, integrada, inteligente e nacional”, citando o combate ao crime organizado, “porque segurança pública não se constrói apenas com repressão”. Já no âmbito da sustentabilidade, afirmou que buscará fortalecer “o protagonismo da Instituição na defesa dos biomas, das comunidades tradicionais, do patrimônio e das futuras gerações”.
Pedro Maia é o sucessor de George Seignour, procurador-geral do MP do Distrito Federal.
A sessão de posse foi presidida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que parabenizou o trabalho de Georges Seigneur. Sobre Pedro Maia, afirmou que possui “vívida certeza de que seus tantos méritos e exitosa história de liderança no Ministério Público são garantias de que teremos mais uma ventura presidência do CNPG”.
Fonte: Farol da Bahia