Casos de romeiros vítimas de acidente na Via Dutra são comuns, como o acidente com um peregrino atingido por um pneu que se soltou de um veículo.
Para evitar incidentes do tipo, a concessionária RioSP apresentou uma proposta de construção de um “passarelão” de 134 km de extensão entre Arujá e Aparecida.
Durante o período de celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece agora em outubro, cresce o fluxo de romeiros e o registro de acidentes.
A proposta de construção foi apresentada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto está em fase de avaliação na agência.
A expectativa é de que as obras possam iniciar em 2026. O custo da obra será bancado pela concessionária.
Segundo a RioSP, se for aprovado, o objetivo do projeto é construir um trecho de 134 km de extensão, entre Arujá e Aparecida, que ofereça segurança até o Santuário Nacional de Aparecida.
A “passarela” seria uma nova via de 3 a 7 metros de largura, que seria construída paralela à Rodovia Presidente Dutra, sem interferir na pista ou no acostamento.
A “passarela” também passaria pelas áreas urbanas de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Roseira e Pindamonhangaba.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a expectativa é de que cerca de 40 mil romeiros circulem até o Santuário até o domingo (12).
(Com informações do Estadão Conteúdo)
Fonte: CNN BRASIL