Em entrevista ao CNN 360º, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a recomendação para que a população evite o consumo de bebidas destiladas em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol.
“A bebida alcoólica não é um produto essencial da cesta básica. É algo usado para o lazer, por isso, neste período evite a utilização”, afirma Padilha
A orientação se mantém especialmente para produtos cuja origem não possa ser comprovada com “absoluta certeza”.
“A preocupação específica com destilados se deve ao fato de que, nestes produtos, a adulteração é mais difícil de ser percebida, diferentemente de outras bebidas, como os vinhos, que a garrafa precisa ser violada”, explica o ministro.
Padilha também enfatizou a importância de medidas preventivas gerais ao consumir bebidas alcoólicas. Entre as recomendações estão manter-se bem alimentado e hidratado, o que pode ajudar a minimizar possíveis efeitos graves em caso de intoxicação.
Foi reforçada ainda a importância de não dirigir após o consumo de álcool em qualquer circunstância e a necessidade de sempre verificar a procedência das bebidas adquiridas.
Fonte: CNN BRASIL