A apresentadora americana de talk shows, Oprah Winfrey, elogiou a decisão da Austrália de proibir o uso de mídias sociais para menores de 16 anos a partir da próxima semana, dizendo que a medida ajudaria os jovens a socializar mais.
A lei, que deve entrar em vigor em 10 de dezembro, bloqueará crianças e adolescentes de plataformas como TikTok, Instagram (da Meta) e Snapchat (da Snap). O governo afirma que a proibição protegerá os jovens de conteúdo prejudicial e predadores online.
“Acho que vocês vão mudar a vida de uma geração inteira de crianças que terão vidas melhores,” disse Winfrey em um evento em Sydney na noite de quinta-feira, de acordo com a mídia local.
Winfrey, que está atualmente em uma turnê de palestras por toda a Austrália, disse estar particularmente preocupada com o impacto da internet nos jovens rapazes.
“Há todos esses jovens que não conseguem realmente se comunicar ou ter uma conversa, particularmente os rapazes, porque eles se tornam viciados em pornografia muito cedo e não sabem como realmente convidar alguém para sair, não experimentaram a socialização de conversar com uma pessoa real,” disse ela.
“Então, mais uma vez, a Austrália lidera o caminho para o resto do mundo.”
Governos em todo o mundo estão observando o impacto da proibição, uma novidade mundial que acarreta uma multa de até 49,5 milhões de dólares australianos (US$ 33 milhões). A maioria das plataformas afetadas disse que irá cumprir a lei.
Cerca de 96% dos adolescentes australianos com menos de 16 anos – mais de um milhão dos 27 milhões de habitantes do país – têm contas em mídias sociais, de acordo com o regulador de internet da Austrália.
Fonte: CNN BRASIL