Animais passam por rotina de adaptação –
Chegou ao fim neste domingo, 7, a 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece no Parque de Exposições de Salvador. Ao longo dos últimos nove dias, criadores e tratadores de várias partes da Bahia encararam, junto aos animais, uma rotina diferente do habitual.
Leia Também:
Em entrevista ao Portal A TARDE, os criadores explicaram como é o processo, desde a chegada, antes do início da feira, até o transporte dos animais para as cidades do interior, realizados em caminhões adaptados para a carga do gado.
Tudo sobre Fenagro em primeira mão!
Tratador de gados da fazenda Nova Delhi, em Feira de Santana, o tratador José Carlos dos Santos explicou que os caminhões devem chegar ao Parque de Exposições nas primeiras horas da segunda-feira, 8, fazendo o transporte dos animais.
| Foto: Cássio Moreira | Ag. A TARDE
Questionado sobre o saldo da Fenagro, José Carlos fez uma avaliação positiva da feira. Ainda de acordo com o tratador, os 15 animais trazidos pela fazenda estão no evento
“Os caminhões chegam aí amanhã de manhã, a gente embarca aqui e leva de volta para a fazenda. Foi tranquilo, a feira foi muito boa. Eu trouxe 15 animais, e eles ficaram expostos aqui. Não é para venda, não, é só para expor mesmo”, explicou.
Adaptação dos animais
Criador de caprinos, João Cauê explicou ao Portal A TARDE como funciona o período de adaptação dos animais na feira. A logística também envolve a preparação dos animais para o fim da Fenagro, com o retorno para o interior baiano.
“A preparação para a exposição, ela começa bem antes da data em si, porque você tem que preparar os animais, você tem que preparar toda a logística para trazer os animais para dentro da estrutura da Fenagro, acalmar os animais assim que eles chegam também, e também tem a questão toda da dinâmica da alimentação. É uma ambientação que você primeiro precisa trazer o animal com calma para que ele possa se sentir acolhido e, a partir daí, começar uma dinâmica de exposição onde as pessoas chegam na baia para visitar, para querer tocar os animais, para querer perguntar sobre isso”, afirmou o criador, que está no primeiro ano de Fenagro.
Ao falar sobre a Fenagro, João Cauê citou o propósito de atrair famílias e trazer para Salvador o universo do campo presente no interior do estado.
“A Fenagro, eu acho que ela tem esse propósito de reunir famílias, onde as pessoas visitam geralmente com o pai, mãe, os filhos para unificar um pouco essa questão ou reduzir essa distância da cidade para o campo, então acho que esse é um dos propósitos da própria Fenagro. Então, para a gente foi positivo. É a primeira vez que a gente vem pra Fenagro como expositores. Então, acho que acredito que estaremos presentes para os próximos anos também”, pontuou.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Fonte: A Tarde