O cinema nacional voltou a ganhar destaque na corrida pelo Oscar. O filme ‘O Agente Secreto’, protagonizado pelo ator baiano Wagner Moura, entrou na lista de pré-indicados à 98ª cerimônia do Oscar 2026, nas categorias de Longa-Metragem Internacional e Melhor Escalação de Elenco. A produção brasileira está entre os títulos que avançaram para a próxima fase de votação da Academia.
Com a pré-indicação, divulgada nesta terça-feira, 16, o Brasil retorna a essa etapa da premiação após a vitória de ‘Ainda Estou Aqui’, em março deste ano.
Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Além da categoria de Longa-Metragem Internacional, a Academia anunciou listas de finalistas em outras categorias: Longa-metragem Documentário, Curta-metragem Documentário, Longa-metragem Internacional, Maquiagem e Penteado, Música (Trilha Sonora Original), Música (Canção Original), Curta-metragem de Animação, Curta-metragem Live Action, Efeitos Sonoros e Visuais.
A categoria de Melhor Ator, a qual Wagner Moura pode disputar só deve ser anunciada na lista final dos indicados, prevista para o dia 22 de janeiro de 2026. O Oscar será no dia 15 de março.
Leia Também:
O que é a pré-indicação?
A pré-indicação ou shortlist do Oscar é divulgada para categorias específicas, principalmente as técnicas e as que envolvem muitos envios de países diferentes.
Depois que a shortlist é anunciada, os membros votantes da Academia das categorias têm a missão de assistir e avaliar somente os títulos pré-selecionados. É a partir dessa lista reduzida que eles escolherão, em uma votação posterior, os indicados oficiais ao Oscar (geralmente 5, em algumas categorias).
Ou seja, ser incluído na shortlist não é uma indicação ao Oscar, mas sim um passo crucial que mostra que o trabalho foi reconhecido e está entre os finalistas para possivelmente ser nomeado.
Forte candidato
O Agente Secreto já vinha despontando como um forte candidato ao Oscar, acumulando mais de 20 prêmios internacionais, desde a exibição em Cannes. No último dia 8, foi indicado ao Globo de Ouro 2026 na categoria “Melhor filme em língua não inglesa” e “Melhor filme”. O ator Wagner Moura também recebeu indicação na categoria “Melhor ator em filme de drama”.
Além disso, o baiano foi eleito pelo jornal The New York Times como uma das 10 grandes atuações de 2025.
Fonte: A Tarde