PUBLICIDADE

número dispara 33% em 2025

Portugal registrou 411 expulsões em 2024 e 2025 –

Os brasileiros seguem no topo do ranking de imigrantes expulsos de Portugal. Entre 2024 e 2025, foram 236 ordens de afastamento, mais da metade das 411 registradas no período. O número, que era de 101 expulsões no ano passado, saltou para 135 em 2025 — um aumento de 33%.

Endurecimento das ações migratórias

De acordo com a coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, o avanço dessas medidas faz parte da política de controle de imigração conduzida pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Só em 2024, brasileiros receberam quase 90% das notificações para abandono forçado do território. Até novembro de 2025, a polícia afastou 386 imigrantes, sendo 35% deles do Brasil.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!

O processo de afastamento ocorre depois de uma notificação de saída voluntária em até 20 dias. Neste ano, foram emitidas 556 notificações e, desse total, 238 acabaram convertidas em expulsões forçadas. Os dados são do diretor da Unidade Central de Retorno e Readmissão, Paulo Ornelas Flor, responsável pelas estatísticas da “polícia de imigração”.

Leia Também:

Burocracia trava até saídas voluntárias

A morosidade do sistema português tem atingido até quem tenta regularizar a própria saída. Um dos exemplos é o músico Ivo Silva de Souza, o primeiro brasileiro desta nova leva a ter a notificação confirmada. Ele criticou a longa espera, que já dura quase um ano, e o fato de estar impedido de deixar Portugal enquanto o processo não é concluído.

A gestão de centro-direita da Aliança Democrática quer eliminar o prazo de abandono voluntário e tornar expulsões mais rápidas. O plano depende da aprovação no Parlamento e integra a terceira fase do pacote legislativo voltado ao endurecimento das regras migratórias.



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE