Mudança no Furdunço e Fuzuê gera debate entre foliões –
O Carnaval de Salvador passou por uma mudança em 2026. As tradicionais festas de pré-Carnaval, Furdunço e Fuzuê, tiveram os seus dias invertidos.
Historicamente, o Fuzuê acontecia aos sábados, enquanto o Furdunço era realizado aos domingos. A alteração foi um sucesso entre os foliões que acompanham a programação.
Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Ao Portal A TARDE, foliões que estiveram neste sábado, 7, no circuito Barra-Ondina, comentaram sobre a mudança. Parte do público aprovou o novo formato, destacando que a inversão permite aproveitar melhor a festa.
É o caso do cabeleireiro Ítalo, que avaliou a decisão como estratégica. Segundo ele, a mudança faz sentido dentro da dinâmica do Carnaval. “Eu achei muito interessante, muito estratégica. Vai fazer bastante sentido para essa nova jornada do Carnaval. A gente consegue se divertir muito melhor”, afirmou.
Leia Também:
Conhecido por ser mais agitado e exigir maior disposição física, o Furdunço aos sábados também agradou a recepcionista Vanessa O’Hara, que ressaltou a possibilidade de conciliar a folia com o descanso antes da semana de trabalho. “Para mim, que sou CLT, está ótimo. Dá para curtir no sábado e descansar no domingo. Para mim, está tudo lindo, tudo ótimo”, disse.
Vanessa O’Hara, recepcionista
Já o psicólogo Elinei Oliveira afirmou que a mudança não impactou sua experiência na festa e classificou a inversão como ‘tranquila’.
“Não teve nenhuma grande alteração. Vou estar aqui todos os dias curtindo igualmente. A galera já se programa para sair com sua turma, então acho tranquilo nesse sentido. Todo mundo vai acabar se divertindo de alguma maneira”, avaliou.

Carnaval de Salvador
Formato será permanente
Durante o pré-Carnaval, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, confirmou que o novo formato será mantido de forma definitiva. Segundo o gestor municipal, a decisão foi baseada em pesquisas e pedidos do público, sendo considerada um sucesso.
“Nós fizemos pesquisas e ouvimos provocações nas redes sociais. A maioria, de forma praticamente esmagadora, pediu a mudança e nós atendemos. Hoje, sabemos que este é um evento mais festivo, enquanto o outro tem um perfil mais cultural, voltado para crianças e famílias. A decisão foi acertada e, com certeza, vai se perpetuar nas próximas gestões”, afirmou o prefeito.

Carnaval de Salvador
Fonte: A Tarde



