HomeBahiaMTV e mais canais famosos vão sair do ar em 2025

MTV e mais canais famosos vão sair do ar em 2025

Seis canais lineares de TV por assinatura no Brasil vão ser encerrados pela Paramount em 2025. MTV, Nickelodeon, Nick Jr., MTV Live, Comedy Central e Paramount Channel vão sair do ar em 31 de dezembro após uma era de mais de 30 anos na televisão brasileira.

A decisão já está sendo comunicada às operadoras de TV paga e faz parte de uma guinada estratégica, já que a empresa abandonará o modelo tradicional de distribuição para apostar exclusivamente em streaming direto ao consumidor.

Tudo sobre Televisão em primeira mão!

De acordo com o portal Whiplash, a decisão de encerrar as emissoras se baseia na queda de receita com publicidade e na diminuição considerável do número de assinantes de canais por assinatura.

Por último, os custos operacionais do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), a regulamentação brasileira que exige investimentos em produção local e infraestrutura, se tornaram incompatíveis com a receita gerada pelos canais.

Importante pontuar que, apesar do fechamento dos canais, a Paramount manterá seus direitos esportivos. A transmissão de competições como a Copa Libertadores da América continuará no Paramount+, reforçando a aposta da empresa no streaming como plataforma central.

A MTV iniciou suas atividades no Brasil em 1990, ainda como canal aberto, através da Editora Abril. Bastante popular entre os jovens nas duas primeiras décadas, o canal entrou posteriormente numa severa crise financeira, que culminou na devolução de sua concessão à Viacom e no fim de suas operações no circuito gratuito de TV, em setembro de 2013.

No mês seguinte, a Viacom relançou-a no Brasil, agora como uma emissora fechada. No entanto, essa nova fase da marca por aqui fez mais sucesso no segmento dos realitys, deixando de lado o tradicional foco na música — e sem alcançar a mesma popularidade de antes.

Mudança não é acidental

Em agosto de 2025, a Paramount foi adquirida pela Skydance Media numa transação de US$ 8 bilhões. O novo CEO, David Ellison, deixou claro em comunicado aos funcionários que a meta é transformar a empresa numa Big Tech global de entretenimento.

A Paramount operará, a partir de 2026, exclusivamente no modelo D2C (direct-to-consumer), eliminando intermediários e vendendo conteúdo diretamente ao público via Paramount+ e Pluto TV.

A unificação dessas duas plataformas também está prevista para acontecer até o fim de 2026, criando um ecossistema único que combina assinaturas pagas e conteúdo gratuito com publicidade.

O objetivo da estratégia é competir de igual para igual com Netflix, Disney+ e HBO Max, apostando em tecnologia, produção original e agilidade na distribuição.



Fonte: A Tarde

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +