Seis canais lineares de TV por assinatura no Brasil vão ser encerrados pela Paramount em 2025. MTV, Nickelodeon, Nick Jr., MTV Live, Comedy Central e Paramount Channel vão sair do ar em 31 de dezembro após uma era de mais de 30 anos na televisão brasileira.
A decisão já está sendo comunicada às operadoras de TV paga e faz parte de uma guinada estratégica, já que a empresa abandonará o modelo tradicional de distribuição para apostar exclusivamente em streaming direto ao consumidor.
Tudo sobre Televisão em primeira mão!
De acordo com o portal Whiplash, a decisão de encerrar as emissoras se baseia na queda de receita com publicidade e na diminuição considerável do número de assinantes de canais por assinatura.
Por último, os custos operacionais do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), a regulamentação brasileira que exige investimentos em produção local e infraestrutura, se tornaram incompatíveis com a receita gerada pelos canais.
Importante pontuar que, apesar do fechamento dos canais, a Paramount manterá seus direitos esportivos. A transmissão de competições como a Copa Libertadores da América continuará no Paramount+, reforçando a aposta da empresa no streaming como plataforma central.
A MTV iniciou suas atividades no Brasil em 1990, ainda como canal aberto, através da Editora Abril. Bastante popular entre os jovens nas duas primeiras décadas, o canal entrou posteriormente numa severa crise financeira, que culminou na devolução de sua concessão à Viacom e no fim de suas operações no circuito gratuito de TV, em setembro de 2013.
No mês seguinte, a Viacom relançou-a no Brasil, agora como uma emissora fechada. No entanto, essa nova fase da marca por aqui fez mais sucesso no segmento dos realitys, deixando de lado o tradicional foco na música — e sem alcançar a mesma popularidade de antes.
Mudança não é acidental
Em agosto de 2025, a Paramount foi adquirida pela Skydance Media numa transação de US$ 8 bilhões. O novo CEO, David Ellison, deixou claro em comunicado aos funcionários que a meta é transformar a empresa numa Big Tech global de entretenimento.
A Paramount operará, a partir de 2026, exclusivamente no modelo D2C (direct-to-consumer), eliminando intermediários e vendendo conteúdo diretamente ao público via Paramount+ e Pluto TV.
A unificação dessas duas plataformas também está prevista para acontecer até o fim de 2026, criando um ecossistema único que combina assinaturas pagas e conteúdo gratuito com publicidade.
O objetivo da estratégia é competir de igual para igual com Netflix, Disney+ e HBO Max, apostando em tecnologia, produção original e agilidade na distribuição.
Fonte: A Tarde