A diretora e roteirista Joyce Prado, de 38 anos, morreu nesta quinta-feira (11). Ela é conhecida por seu trabalho em “Chico Rei Entre Nós” e por dirigir o videoclipe “Terra Aféfé” de Margareth Menezes.
A morte foi confirmada pelo centro cultural Aparelha Luzia e pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan). “É com profundo pesar que informamos o falecimento da nossa querida, doce e afetuosa Joyce Prado, referência para o audiovisual negro brasileiro em todas as suas frentes”, dizia a publicação do centro cultural falecimento. A causa da morte não foi divulgada.
“Sua trajetória deixa um legado inestimável para o setor, para a comunidade do entorno e família”, acrescentava a publicação. Sua estreia na direção foi em “Chico Rei Entre Nós”, documentário sobre um rei congolês que foi escravizado no período colonial do Brasil.
Ela também trabalhou como roteirista na série “The Beat Diaspora”, que falar sobre a musica africana e os beats eletrônicos de hoje, como o funk, o dancehall e o reggaeton. A produção está disponível no canal do YouTube do Kondzilla.
Sob o selo da Oxalá Produções, Joyce dirigiu o videoclipe de “Terra Aféfé”, de Margareth Menezes com Carlinhos Brown. Ela também a diretora de alguns videoclipes de Luedji Luna, como “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água” e “Banho de Folhas”. Ela foi fundadora da Apan, que trabalha com ações afirmativas para garantir “inclusão e a permanência de profissionais e narrativas negras no setor audiovisual.”
O velório de Joyce acontece na sexta-feira (12), das 11h às 15h, no Memorial Parque Jaraguá, na Vila Sulina, São Paulo, foi pedido que os presentes compareçam de vestes brancas e levem flores brancas.
Fonte: CNN BRASIL