domingo, fevereiro 22, 2026
spot_img
HomeDestaquesIphan pede revisão em plano da nova sede da Prefeitura de Salvador

Iphan pede revisão em plano da nova sede da Prefeitura de Salvador

Palácio Arquiepiscopal, no Centro Histório de Salvador –

O projeto da Prefeitura de Salvador para transferir a sede do Executivo municipal para o Palácio Arquiepiscopal, no Centro Histórico, foi reprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após análise técnica.

O órgão federal apontou que, embora a proposta seja passível de aprovação, são necessárias alterações para garantir a preservação da estrutura do imóvel, tombado desde 1938.

Tudo sobre Política em primeira mão!

No parecer, o instituto reforça a necessidade de “mínima intervenção possível”, limitando adaptações ao estritamente necessário e evitando “revestimentos como painéis e cerâmicas” e “armários embutidos nas alvenarias”.

Leia Também:

O projeto apresentado pela prefeitura prevê nova iluminação, atualização das instalações elétrica, hidráulica e de climatização, reorganização de espaços administrativos com demolição e construção de alvenaria, instalação de divisórias e adequações de acessibilidade.

Monitoramento

Em nota técnica emitida em 23 de janeiro, após vistoria, o Iphan solicitou que a empresa responsável pelo projeto comunique formalmente o início dos serviços e apresente o cronograma, “a fim de viabilizar o monitoramento técnico semanal”.

Sobre o imóvel tombado

Antes de ser definido como futura sede da Prefeitura de Salvador, o prédio foi restaurado e transformado em equipamento cultural, abrigando o Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil.

O restauro recebeu investimento de R$ 9,1 milhões via Lei de Incentivo à Cultura e durou quatro anos, incluindo recuperação da coberta, restauração do forro e pintura da fachada.

O imóvel estava fechado havia mais de duas décadas e foi alvo de disputa judicial envolvendo o Ministério Público Federal e a gestão municipal.

Enquanto não há prazo para apresentação de um novo projeto, a sede do Executivo permanece no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos