Um vídeo aparentemente promocional do bar Le Constellation, da Suíça, mostra mulheres usando capacetes de motociclista e carregando garrafas de bebidas alcoólicas com velas de faíscas enquanto caminham pelo estabelecimento.
O vídeo, publicado no YouTube em maio de 2024 pela conta @ConstellationCransMontana, tem a legenda: “Le Constellation Crans-Montana te recebe todos os dias, das 9h às 2h, 365 dias por ano, sem interrupção.”
Após o incêndio fatal nesta quinta-feira (1º), duas testemunhas disseram à afiliada da CNN, BFMTV, que o fogo devastador foi causado por velas pirotécnicas colocadas em garrafas de champanhe.
“Havia garçonetes carregando garrafas de champanhe com velas de faísca, e elas as carregavam perto do teto, o que fez com que pegassem fogo”, disse uma testemunha.
“Uma garçonete estava em cima dos ombros de outra, e a garrafa e as chamas estavam a poucos centímetros do teto”, acrescentou a outra testemunha.
A polícia da Suíça confirmou que cerca de 40 pessoas morreram no incêndio que atingiu o bar Le Constellation, na estação de esqui Crans-Montana.
As autoridades disseram desconhecer o número exato de pessoas que estavam no bar quando o incêndio começou.
As autoridades disseram na noite de quinta-feira que era muito cedo para determinar o que exatamente causou o incêndio e que a investigação levará tempo.
Questionada por um jornalista em uma coletiva de imprensa sobre a origem do incêndio, a procuradora-geral da região de Valais, Béatrice Pilloud, disse que não poderia comentar as informações e que era muito cedo para determinar exatamente o que o iniciou.
Fonte: CNN BRASIL