quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeÚltimas NotíciasGoverno recua de flexibilização em aeroportos do Rio após reunião com Paes

Governo recua de flexibilização em aeroportos do Rio após reunião com Paes

O ministério dos Portos e Aeroportos informou que recuou de sua decisão de aumentar o número máximo de passageiros permitidos no Aeroporto Santos Dumont, o que impactaria o Aeroporto do Galeão. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (3), após uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

“A medida foi motivada pelo expressivo crescimento da aviação e do turismo no estado do Rio de Janeiro, que levou a uma discussão conjunta acerca da construção de uma agenda estratégica para o estado”, diz a nota.

O chefe da pasta, Silvio Costa Filho, chegou a confirmar a alteração. Em entrevista à GloboNews, anunciou que o teto de passageiros passaria de 6,5 milhões para 7,5 milhões, negando que a medida afetaria o fluxo no Galeão.

VEJA TAMBÉM:

  • Paes se reunirá com Costa Filho para tratar de alteração em aeroportos do Rio
  • Ministro é alvo de críticas após anunciar mudança na dinâmica de voos no RJ

Paes criticou publicamente a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dizendo que “forças obscuras” estariam atuando para “alterar a política bem-sucedida do governo federal de restringir os voos no Aeroporto Santos Dumont para coordenar o sistema de aeroportos do Rio de Janeiro e fortalecer o Aeroporto Internacional do Galeão.”

Entidades do município, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), também demonstraram preocupação.

“O Santos Dumont tendo a vocação para ser um aeroporto de conexão doméstica, uma localização estratégica e o aeroporto internacional, por sua vez, tem a vocação de ser o hub internacional do Rio de Janeiro, transportando não só passageiros, como principalmente cargas”, disse Isaque Ouverney, gerente de infraestrutura da Firjan.

A reunião foi anunciada por Paes em tom conciliatório. O prefeito disse que Silvio “sempre foi um aliado na coordenação dos aeroportos do Rio, implementou as medidas que fortaleceram o Galeão e ampliaram a malha de voos do nosso estado.”

Fonte: Gazeta do Povo

- Advertisment -spot_img

Mais lidos