Nesta segunda-feira (8), o Globo de Ouro 2026 anunciou os indicados que concorrem a 83ª edição da premiação que acontecerá no dia 11 de janeiro de 2026, no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Após o feito de “Ainda Estou Aqui“, que quebrou um hiato de 20 anos sem filmes brasileiros na cerimônia, “O Agente Secreto” marca a sucessão do cinema nacional no principal termômetro do Oscar com a indicação a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
Antes de 2024, a última vez que uma produção nacional tinha sido lembrada pela associação nesta categoria foi em 2005, quando “Diários de Motocicleta“, trabalho de Walter Salles, foi indicado ao prêmio. O longa, estrelado por Gael García Bernal (“A Máquina”), acabou perdendo para o espanhol “Mar Adentro”.
Por se tratar de uma coprodução entre Brasil e Argentina, muitos não consideram essa indicação como legitimamente brasileira. No entanto, o site oficial da premiação atribui a nomeação ao Brasil.
Mas “Diários de Motocicleta” não foi o primeiro. Nosso país já marcou presença entre os nomeados ao Globo de Ouro desde 1960, confira os filmes a seguir:
- “Orfeu Negro” (1960) – Melhor Filme de Língua Estrangeira (Vencedor)
- “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1982) – Melhor Filme de Língua Estrangeira
- “Central do Brasil” (1999) – Melhor Filme de Língua Estrangeira (Vencedor)
- “Cidade de Deus” (2002) – Melhor Filme de Língua Estrangeira
“Ainda Estou Aqui” perdeu para o francês “Emilia Pérez”. Apesar da derrota, a atriz Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela personagem Eunice Paiva.
Este ano, além da Categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, “O Agente Secreto” concorre a Melhor Filme de Drama e Wagner Moura, a Melhor Ator em Filme de Dama. Confira todas as indicações do Globo de Ouro de 2026 aqui.
*Com informações de Flávio Pinto, em colaboração à CNN Brasil
Fonte: CNN BRASIL