Os funcionários da Toyota do Brasil aprovaram neste domingo (28) o acordo de layoff negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Os trabalhadores realizaram a votação de forma eletrônica, iniciando na sexta-feira (26), às 10h, e concluindo nesta manhã.
O layoff é um mecanismo previsto na legislação trabalhista que permite suspender temporariamente os contratos de trabalho ou reduzir jornada e salários por um período. O objetivo é preservar empregos em momentos de crise, evitando demissões e mantendo o vínculo entre empresa e trabalhador.
De acordo com o sindicato, 8,9% da base de trabalhadores participou da assembleia virtual, e 96,3% dos votos foram favoráveis à proposta. O entendimento prevê a suspensão temporária dos contratos de trabalho, garantindo preservação dos empregos e manutenção dos direitos da categoria.
A medida surge em meio às dificuldades enfrentadas pela montadora após o vendaval que atingiu, na segunda-feira (22), a fábrica de motores em Porto Feliz, no interior paulista. A força da tempestade arrancou parte da cobertura da unidade e provocou danos significativos à estrutura. O problema afetou também as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, que dependem do fornecimento de motores produzidos em Porto Feliz.
De acordo com O Globo, em nota publicada na última quinta-feira (25), a Toyota informou que todos os colaboradores estão bem e que a prioridade é garantir a segurança e o cuidado com as equipes. A empresa adiantou que a retomada da planta de Porto Feliz deve levar meses. Até lá, buscará alternativas de fornecimento de motores em unidades no exterior, a fim de reduzir os impactos sobre a produção de veículos nas demais fábricas do estado.
“No que tange à Planta de Porto Feliz em si, o levantamento de danos prossegue com bastante cuidado, a fim de permitir o desenvolvimento dos respectivos planos de reparo, mantendo a segurança das pessoas como a maior prioridade”, destacou a montadora.
VEJA TAMBÉM:
-
O que levou ao cancelamento das negociações entre a Gol e a Azul
Layoff é adotado como estratégia para preservar empregos na Toyota
Para o Sindicato dos Metalúrgicos, o layoff é uma forma de proteger os trabalhadores diante desse cenário. O presidente do Sindicato, Leandro Soares, ressaltou que a medida tem caráter estratégico. “O layoff não é apenas uma medida de proteção imediata, mas também um instrumento para garantir que a Toyota mantenha sua presença em Sorocaba, preservando empregos e fortalecendo a indústria local. Essa conquista só foi possível porque a categoria esteve mobilizada e confiante na atuação firme do Sindicato”, disse.
A votação foi realizada em sistema eletrônico desenvolvido pelo Sindicato, que garante o sigilo do voto.
VEJA TAMBÉM:
- Air France e Airbus enfrentam novo processo criminal por acidente em 2009 que matou 228
- ANP suspende operações de refinaria após suspeita de irregularidades em combustíveis
Fonte: Gazeta do Povo