Durante evento realizado nesta segunda-feira (1º) no Centro de Convenções de Feira de Santana, a reportagem do Acorda Cidade conversou com Osvaldo Ottan, um dos empresários responsáveis pela iniciativa que projeta a construção de uma ferrovia que ligará Feira de Santana à Salvador.
A iniciativa foi elaborada pela empresa Trem Inter Cidades (TIC), o projeto privado tem envolvimento do poder público, porém o investimento direto parte do capital privado da TIC Bahia.
“Essa é a grande diferença desse projeto. Uma lei chamada Autorização Ferroviária, de 2021, concede à iniciativa privada, o direito de construir e explorar ferrovia no país. Na concessão, o governo entra com dinheiro. Na autorização, o governo não entra com um ‘tostão’. Só dando a autorização para que seja construído.”

Segundo Osvaldo Ottan, a ferrovia deve ficar pronta para uso, em um prazo de oito anos a partir do início do projeto, após a autorização ser concedida.
“O governo liberando a gente, nós vamos ter três anos para elaborar todos os projetos ambientais, projeto básico, depois de três anos com isso tudo arrumado, nós vamos começar a construção e temos cinco anos para a construção. Projeto de oito anos”
O projeto já foi oficialmente apresentado ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, e aguarda aprovação do mesmo.