PUBLICIDADE

Feira das Feiras da Fenagro 2025 une agricultura familiar e turismo

A cozinheira Maria da Conceição da Paz do Santos (Zinha), de Rio Real –

A 34ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2025), em andamento no Parque de Exposições de Salvador até 7 de dezembro, inovou com o lançamento da Feira das Feiras.

O novo espaço funciona como uma vitrine de riquezas culturais, agrícolas e gastronômicas de 15 municípios baianos, centralizando a diversidade e a força do campo na capital.

Tudo sobre Fenagro em primeira mão!

O espaço é dedicado a valorizar as economias locais e reconhecer as feiras municipais como ambientes vitais de desenvolvimento e afirmação territorial.

A Feira das Feiras trouxe representantes de 15 localidades, incluindo Feira de Santana, Piatã, Ilhéus, Pedrão, Itarantim, e Rio Real, cada um apresentando itens que traduzem sua identidade regional.

Sabores premiados e agricultura familiar

Piatã: Levou seus famosos e premiados cafés, além de cachaça, azeitonas em conserva e geleias de frutas vermelhas.

A engenheira agrônoma Maria Flávia e Silva, de Itarantim | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Itarantim: Presente pela primeira vez, a cidade destacou-se por ser a maior bacia leiteira da Bahia. A engenheira agrônoma Maria Flávia e Silva celebrou a atração.

“Trouxemos os produtos laticínios, queijos, manteigas, requeijão… A maior atração [tem sido] a nossa degustação de queijos… Também trouxemos os nossos produtos da agricultura familiar, cocadas, sequilhos, biscoitos, doces das frutas que são produzidas lá mesmo… e o que vem se destacando muito na nossa produção lá, a linguiça caseira. A gente trouxe cinco sabores.”

Rota do cacau e ouro negro

Ilhéus: O diretor da Secretaria de Agricultura de Ilhéus, João Gedeon, explicou o foco estratégico. “Fizemos convites a agricultores, focando mais na agricultura familiar e em marcas de chocolate premiadas… Hoje aqui temos marcas premiadas como o Licor Iracema, temos Brasília produtos e está chegando aqui também outro produtor, que é um produtor que ganhou cinco vezes lá na feira de Paris, o Benevides”, destacou.

Estande de Ilhéus na Feira das Feiras

Estande de Ilhéus na Feira das Feiras | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Nilo Peçanha: Também presente com destaque para o chocolate e mel.

Gastronomia típica e novidades

Rio Real: Destacando a citricultura, o estande ofereceu suco de laranja produzido por alunos da Escola Família Agrícola, além de iguarias. Maria da Conceição da Paz do Santos (Zinha), cozinheira do estande, celebrou o sucesso da culinária local.

“A gente trabalha com aipim, faz bolachinhas, torradinhas… Coxinha de aipim está sendo novidade aqui, o povo não conhecia, agora já está todo mundo conhecendo, eu estou muito feliz. Fora que aqui tem de laranja, doce de casca de laranja, temos também banana, quebra queixo, panetone recheado. Está tendo um bom retorno, nós trouxemos, já acabou, já chegou mais produtos ontem mais e já está acabando”, contou.

Cachoeira: Famosa pelos licores do Arraiá do Quiabo e Roque Pinto.

Histórias e tradições em destaque

Pedrão: O município utilizou o espaço para resgatar e valorizar sua história na Luta pela Independência da Bahia. A secretária executiva, Antônia Regina, expressou o entusiasmo da cidade.

A secretária executiva, Antônia Regina, de Pedrão

A secretária executiva, Antônia Regina, de Pedrão | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

“Aqui na Fenagro é a nossa primeira vez, nós estamos assim eufóricos, com tudo isso, está sendo um boom na cidade… Hoje a gente está tentando mostrar para todos a nossa importância, o quanto os Encourados de Pedrão foram importantes pra que isso acontecesse… A expectativa é que a gente consiga avançar com o nosso município”, pontuou.

Outros municípios como Santo Antônio de Jesus (SAJ), com a divulgação do São João e ExpoSAJ, e Feira de Santana, com a apresentação de produtores com o Selo SIM, também enriqueceram a programação, solidificando o espaço como um ponto de encontro entre o produtor e o consumidor final.

Fenagro 2025

A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE