A CNN teve acesso a um vídeo gravado pelo agente do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) que atirou e matou uma mulher nesta semana em Minneapolis.
Um funcionário do Departamento de Segurança Interna confirmou que o vídeo foi feito com a câmera do celular do agente Jonathan Ross. O arquivo foi originalmente obtido pelo veículo de mídia conservador de Minnesota Alpha News.
O vídeo começa com Ross em frente ao veículo dirigido por Renee Nicole Good, que havia parado seu SUV bordô atravessado na rua, obstruindo o trânsito.
Ross não diz nada enquanto caminha pela frente do carro em direção ao lado do motorista. Ao contornar o veículo, Good aparece com a janela aberta, olhando diretamente para o agente.
Good então fala com Ross: “Tudo bem, cara. Não estou brava com você. Mostre seu rosto”, diz ela. O agente não responde.
Na janela do carro, é possível ver o reflexo de Ross, segurando o celular, enquanto continua caminhando.
Então, o agente dá a volta no carro e vai para a traseira. A passageira, que havia saído do veículo antes da abordagem, diz a Ross: “Só para você saber, a gente não troca a placa todo dia. Essa vai ser a mesma placa quando você vier falar com a gente mais tarde”.
Ela aponta o celular para o rosto de Ross enquanto se dirige a ele.
“Você quer vir pra cima da gente? Quer vir pra cima da gente? Eu digo, vai almoçar, grandalhão”, afirma ela para Ross.
Ela então tenta voltar para o carro, mas a porta está trancada.
Em seguida, ouve-se outro policial dizendo para Good, a motorista, “sair dessa me*** de carro”.
A mulher então dá ré e olha para frente enquanto vira o volante para a direita, na direção oposta à do policial. O carro avança e Ross grita “uau!” e, em seguida, ouvem-se três tiros em rápida sucessão.
O vídeo não mostra se o carro atingiu o agente do ICE, pois a câmera sobe bruscamente para o céu. Um vídeo anterior, gravado por uma outra pessoa na rua, mostra que o SUV pode ter atingido Ross, pois avança repentinamente e ele se move para o lado.
O disparo em si não é visível, mas três tiros são ouvidos enquanto o telefone em sua mão se move bruscamente e, em seguida, aponta para a casa atrás de Ross.
A câmera então captura o SUV avançando em alta velocidade. É possível ouvir alguém xingando.
O impacto do SUV contra um carro estacionado também pode ser ouvido enquanto a câmera desce para a rua.
Vice dos EUA se pronuncia sobre novo vídeo
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, republicou o vídeo nas redes sociais, afirmando que ele mostra que o policial estava em perigo.
Watch this, as hard as it is. Many of you have been told this law enforcement officer wasn’t hit by a car, wasn’t being harassed, and murdered an innocent woman.
The reality is that his life was endangered and he fired in self defense.
— JD Vance (@JDVance) January 9, 2026
“Assistam a isso, por mais difícil que seja. Muitos de vocês ouviram que esse policial não foi atropelado, não estava sendo assediado e assassinou uma mulher inocente”, comentou Vance.
“A realidade é que a vida dele estava em perigo e ele atirou em legítima defesa”, adicionou.
Fonte: CNN BRASIL