Se tem uma coisa que os pais precisam ter cuidado é com que os filhos assistem. Muitas animações – ou desenho, como se costuma dizer -, embora tenham uma linguagem lúdica, não são recomendados para crianças.
Esse é o caso de ‘Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito’, que está em cartaz nos cinemas de Salvador. O Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou o longa-metragem como “não recomendado para menores de 18 anos”, frustrando grande parte da base de fãs da franquia, que inclui muitos adolescentes.
Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
A distribuidora do filme no país, Sony Pictures, havia recorrido da decisão na esperança de obter uma classificação para maiores de 14 anos. No entanto, o pedido de reconsideração foi recusado pelo órgão federal, conforme despacho emitido em 5 de setembro e publicado em 8 de setembro de 2025.
Leia Também:
O Ministério da Justiça justificou a manutenção da classificação indicativa de 18+ com base na identificação de conteúdos como:
- “Morte intencional”
- “Mutilação”
- “Suicídio”
- “Tortura”
- “Violência gratuita ou banalização da violência”
- “Medo” e “Temas sensíveis”
>>> Todos os filmes que estão passando em Salvador
O relatório apontou altos níveis de “armas com violência”, “atos violentos”, “lesão corporal”, “presença de sangue”, “morte intencional” e “mutilação”. O texto ressalta que o “eixo temático de violência é agravado por frequência, relevância” e “composição de cena”, apesar de ter sido identificada uma “apologia à violência atenuada por contraponto”.
Essa classificação é notavelmente mais alta do que a de produções anteriores de Demon Slayer, que geralmente foram classificadas entre 14 e 16 anos.
Fonte: A Tarde