PUBLICIDADE

Em nova conversa, Lula e Trump falam sobre tarifaço e combate ao crime

Lula durante encontro com Donald Trump. –

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para a sua contraparte dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira, 2. Segundo comunicou o petista nas redes sociais, a conversa durou 40 minutos e foi “muito produtiva”.

Leia Também:

De acordo com Lula, os dois conversaram sobre agenda comercial e econômica. “Indiquei ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destaquei que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, publicou Lula.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Outro assunto debatido entre os presidentes foi o combate ao crime organizado. “Ressaltei a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional. Destaquei as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e que identificaram ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, afirmou o presidente brasileiro.

Ainda segundo Lula, os dois concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento das iniciativas.

Aproximação

Lula e Donald Trump se aproximaram nos últimos meses. No final de outubro, os chefes de estado se encontraram em agenda na Malásia. Na reunião, os dois discutiram sobre as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros exportados para o país.

Um mês depois, os dois voltaram a conversar, dessa vez por telefone. A conversa ocorreu em meio a desenvolvimentos recentes nas relações comerciais bilaterais e veio logo após a decisão de Trump de suspender parte das tarifas.



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE