HomeBahiaEducação profissional e tecnológica é destaque em Brasília

Educação profissional e tecnológica é destaque em Brasília

Card da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) –

A 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), começa nesta terça-feira, 7, no Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Neste ano, o evento acontece junto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca.

Leia Também:

Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, a programação busca valorizar a educação profissional e tecnológica no país – modalidade de ensino que alia teoria e prática na formação do estudante, amplia as chances de empregabilidade e contribui para o aumento da renda dos profissionais.

Tudo sobre Educação em primeira mão!

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do MEC, Marcelo Bregagnoli, a iniciativa integra comunidades escolares, instituições e sociedade em torno de projetos inovadores que conectam ciência, tecnologia e práticas educativas.

“Além de promover a integração entre aqueles que fazem essa modalidade de ensino no país, ela [EPT] oportuniza as comunidades escolares a conhecer um pouco mais da educação profissional e tecnológica, a aplicação de conceitos teóricos na prática, através dos projetos interativos, as ações de apoio, principalmente através dos projetos de extensão, os projetos de inovação que atendem os arranjos produtivos locais das instituições”, destacou.

Até quinta-feira, 9, os visitantes terão acesso a mais de 400 projetos apresentados por 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados do Brasil. As propostas variam entre produtos, protótipos e processos inovadores aplicados a demandas reais.

Bahia apresenta oito projetos de tecnologia social

A Bahia estará sendo representada por oito projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual. Entre os destaques:

  • “PavSolo: piso sustentável com resíduos recicláveis”, que propõe a produção de blocos de piso intertravado sustentáveis, feitos com resíduos plásticos triturados e incorporados à mistura de areia e cimento;
  • “Bioplástico feito a partir de amido de milho e casca de banana”, desenvolvido pelos estudantes Alice Nunes e Enzo Pereira, do 3º ano do Curso Técnico de Química, sob orientação da professora Franciele Soares. A iniciativa apresenta uma alternativa sustentável e de baixo custo aos plásticos convencionais.

Conheça os projetos que representarão a Bahia na 5ª SNEPT

  • BIOPALMA – Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Araci – Araci – NTE 4;
  • AGROHIDRO – Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos – Arataca – NTE 5;
  • BIOPLÁSTICO – CETEP do Extremo Sul – Teixeira de Freitas – NTE 7;
  • ECOTRANSFORMAÇÃO – CETEP de Medeiros Neto – NTE 7;
  • RESCUE – CEEP Áureo de Oliveira Filho – Feira de Santana – NTE 19;
  • PAVSOLO – CETEP Vitória da Conquista – NTE- 20;
  • CHOCOMED – CETEP Médio Rio das Contas – Ipiaú – NTE 22;
  • FOME ZERO DOGUINHO – CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação- – Lauro de Freitas – NTE 26.



Fonte: A Tarde

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +