O Brasil viverá nesta segunda-feira (29) um momento inédito de fé: será consagrado oficialmente a São Miguel Arcanjo. O ato acontecerá na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, local que, de acordo com relatos históricos, foi palco de uma aparição do santo em 1932.
A consagração coincide com outra conquista para os devotos. No último dia 17 de setembro, o Senado Federal aprovou o PL 3.865/2025, de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB-SP), que institui o Dia Nacional de São Miguel Arcanjo, a ser celebrado anualmente em 29 de setembro.
O relator da proposta, senador Izalci Lucas (PL-DF), lembrou que a Igreja Católica reconhece a data como festa dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Segundo ele, a oficialização reforçará valores de solidariedade, ética e proteção ao próximo, além de estimular manifestações culturais e religiosas. O projeto segue para sanção presidencial.
VEJA TAMBÉM:
-
Irmão de Beto Carrero impulsiona construção de estátua de São Miguel no interior paulista
Cidade investe em estátua gigante e se projeta como polo de turismo religioso
Com quase 140 anos de tradição religiosa, São Miguel Arcanjo é a única cidade da América Latina a ter uma basílica dedicada ao santo. O padre Márcio Almeida, reitor da basílica, afirma que o município “vive, respira e propaga a devoção”.
Nos últimos dez anos, a cidade tem atraído mais peregrinos, fortalecendo o turismo religioso. Durante a Quaresma de São Miguel, por exemplo, cerca de 2 milhões de fiéis em todo o Brasil rezam durante 40 dias consecutivos, consolidando o santo como a segunda maior devoção católica do país, depois de Nossa Senhora Aparecida.
A construção da Gruta do Arcanjo, um complexo turístico-religioso que inclui uma estátua de 70 metros de altura e uma igreja inspirada no Santuário do Monte Gargano, na Itália, projeta ampliar esse crescimento.

O projeto tem forte ligação com a família Murad. O advogado André Murad, irmão de Beto Carrero — dono do parque Beto Carrero World, em Penha (SC) — participou ativamente da concepção do complexo desde 2020, cuidando da parte burocrática e estimulando a execução do empreendimento. Ele faleceu em 19 de março de 2023, antes de ver as obras avançarem.
A esposa, Maria Aparecida Murad, e a filha dele, Thayane Murad, decidiram dar continuidade ao sonho de Murad. Em entrevista à Gazeta do Povo, em março de 2024, Maria Aparecida falou sobre o projeto. “Um sonho que o André ajudou a idealizar, assim como quando ele ajudou o Beto a construir o parque. Eu me sinto muito bem indo lá e vendo o quanto foi construído e o quanto vai ficar bonito. A cidade vai melhorar.”
VEJA TAMBÉM:
-
Trilhas do Sagrado: Gazeta do Povo reúne 10 rotas de peregrinação pelo Brasil
Milagre de 1932 reforça fé e impulsiona turismo em São Miguel Arcanjo
A consagração nacional também carrega simbolismo histórico. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, tropas do Exército do Sul e de São Paulo estavam prestes a travar uma batalha no bairro rural do Turvo da Lagoa. Padre Márcio lembra que, em 29 de setembro, dia dedicado a São Miguel Arcanjo, uma luminosidade misteriosa teria impedido os soldados de se enxergarem.
De acordo com relatos preservados há 92 anos, desse clarão surgiu um homem anunciando o fim da guerra. Quando o comandante do Exército do Sul entrou na igreja da cidade, reconheceu na imagem de São Miguel o mesmo homem que havia visto na trincheira. Padre Márcio registrou a aparição do santo em livro em 2022, considerando o fato uma manifestação sobrenatural.
O movimento crescente de devoção reflete na vida econômica da cidade. Apenas no primeiro fim de semana da novena deste ano, São Miguel Arcanjo recebeu visitantes de mais de 60 cidades e seis estados. “A cidade está recebendo hotéis, crescendo na gastronomia e consolidando o turismo religioso como realidade”, afirma padre Márcio.
Ele acredita que a conclusão da estátua em dois anos deve consolidar São Miguel Arcanjo como um dos principais polos de turismo religioso do país.
Fonte: Gazeta do Povo