quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeÚltimas NotíciasConheça Davi Rocha, estudante da rede estadual que passou em Medicina na...

Conheça Davi Rocha, estudante da rede estadual que passou em Medicina na Ufba



Aos 19 anos, Davi Rocha transformou a própria história em um exemplo de como a educação pública pode abrir caminhos e transformar vidas. Egresso do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe, no município de Camaçari, o estudante ficou em primeiro lugar na modalidade LI-EP, que garante uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para estudantes oriundos de escola pública, independentemente de renda familiar.

Filho de um soldador e de uma baiana de acarajé, Davi acompanhou de perto a rotina de trabalho dos pais, aprendendo, desde cedo, o valor da resistência e do trabalho.

O estudante concluiu o Ensino Médio em 2024 e guarda recordações de professores que sempre o apoiaram. Naquele ano, sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi suficiente para passar em Medicina. Ele persistiu e, com a base adquirida na escola, estudou sozinho durante todo o ano de 2025, alcançando a nota que lhe garantiu a vaga tão sonhada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026.

O interesse pela Medicina nasceu ainda na escola e foi alimentado pelo gosto pelos estudos e por um desejo de evolução constante. “Queria uma profissão que me desafiasse e me fizesse evoluir sempre. A Medicina me motiva a estudar, pesquisar e ir além”, afirmou.

A rotina disciplinada incluiu estudo diário, prática de atividades físicas para manter o equilíbrio emocional e apoio constante à família. Nos fins de semana, Davi ajudava os pais na venda de acarajé, em Arembepe. Experiência que reforçou a responsabilidade e a determinação para seguir firme no objetivo acadêmico.

Na escola, o comprometimento sempre foi evidente. A diretora Guilhermina Silva Souza destaca a trajetória do então aluno. “Davi sempre foi dedicado e tranquilo. A aprovação em Medicina, um curso tão concorrido, reflete o esforço pessoal, o apoio familiar e o trabalho da escola pública, que forma jovens capazes de transformar a própria realidade e a da comunidade”, ressaltou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.



Fonte: Acorda Cidade

- Advertisment -spot_img

Mais lidos