HomeNotíciasCom ideia inovadora, empreendedor de Feira de Santana faz sucesso com sorveteria...

Com ideia inovadora, empreendedor de Feira de Santana faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SP – Acorda Cidade

Uma ideia revolucionária de negócio criada por um baiano de Feira de Santana está fazendo sucesso na capital paulista (SP): uma sorveteria que foge do novo convencional, trazendo em seu cardápio, os sabores e combinações tipicamente brasileiras. O resultado de tudo isso? Os clientes fazem fila.

Com ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SP
Foto: Arquivo Pessoal

O empresário Anderson Maciel Boeira, 44 anos, contou ao portal Acorda Cidade, que deixou a Princesa do Sertão para morar em São Paulo em 2012. Na época, a profissão primária era desenvolvedor de interfaces, função que ele chegava a dedicar entre 10 e 12 horas de trabalho diário.

Já no sudeste do país, sentiu que era a hora de mudar os rumos profissionais. A gastronomia possui uma dinâmica diferente da profissão anterior, envolvendo inclusive o trabalho braçal, então, Anderson percebeu que precisava se profissionalizar para seguir na área.

A princípio, em 2018, veio a primeira experiência. Um restaurante de comida nordestina chamado Cangote.

“Foi muito na empolgação e sem experiência na área de alimentação. Já tinha feito alguns cursos rápidos que iam de padaria profissional até comida de boteco, mas o restaurante foi realmente uma primeira vivência e me ajudou muito para desenvolver o projeto da sorveteria mais redondo”, explicou.

Com ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SPCom ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SP
Anderson Boeira, empreendedor – Foto: Arquivo Pessoal

Um tempo depois, o restaurante acabou sendo fechado, mas Anderson não desistiu do sonho de empreender utilizando o conhecimento preliminar na culinária. Em 2022, iniciou o projeto da sorveteria que leva o mesmo nome do restaurante.

A Cangote Sorvetes era tocada inicialmente apenas pelo proprietário. Devido à falta de capital para investimento, ele tinha que se dividir entre produção, atendimento, financeiro e limpeza da unidade.

“Eu chegava às 7h para fazer sorvete, abria a casa às 12h e fechava às 18h. Depois ficava limpando e fazendo o pré-preparo para o próximo dia. Fiquei assim por algumas semanas até atender, em um único dia, 200 pessoas. A partir daí, comecei a entender melhor que o negócio estava girando e fui contratando conforme demanda. Hoje já tenho 5 funcionários contratados e estou em obras para uma nova filial aqui no centro de São Paulo”, contou o empreendedor ao Acorda Cidade.

A escolha do nome foi aliada à mensagem que ele queria passar em ambos os negócios, com o ideal de aconchego que é um princípio, não apenas da culinária, mas do jeito nordestino de ser.

“O nome Cangote foi também o nome do restaurante, eu sempre quis uma marca que levasse uma identidade nordestina, mas sem ser clichê demais. Cangote é um termo bastante conhecido e um dos usos deles se refere a um local aconchegante e gostoso de ficar. Eu amo esse nome e até registrei a marca”.

Sabores da brasilidade

O que chama atenção e torna o negócio um sucesso são os sabores, que divergem do comum e do gourmet. Os sorvetes trazem o paladar tradicional das frutas típicas no Brasil e de regiões específicas como cajá, acerola, ciriguela. 

Foto: Arquivo Pessoal

“Os 3 carros chefes são cajá, tapioca e nata-goiaba. Temos alguns especiais que fazemos também como queijo coalho, torta búlgara, caju com cachaça e, quando está na época, pitanga”, declarou Anderson.

Os mix de sabores também fazem a diferença no cardápio, o leque é extenso e está em constante ampliação.

“Sempre estamos ampliando e testando novas receitas, mas nunca saímos do contexto de regionalidade e brasilidade. Aos poucos fomos ‘saindo’ do nordeste e fomos para o norte, trazendo sorvetes de açaí, cumaru, cupuaçu e bacuri. Além das frutas típicas de todo o Brasil, nós também estamos explorando a confeitaria brasileira e criando sorvetes de pé de moleque, mungunzá, torta búlgara e outros mais por vir”.

Com ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SPCom ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SP
Foto: Arquivo Pessoal

Um dos diferenciais da marca é justamente a busca contínua pela inovação usando os “frutos da terra”, e priorizando a agricultura familiar, fonte de renda de muitas pessoas no Brasil. A prioridade da cadeia de produção, segundo o empresário, são produtos orgânicos de produtores cooperativos.

“Aqui a gente pensa que essas escolhas valorizam toda a cadeia de produção. Reforçam e apoiam toda a cadeia econômica de alimentos de qualidade. O nosso produto é um sorvete verdadeiramente artesanal, feito apenas com insumos naturais e sem adições de aditivos ou saborizantes que são muito comuns na indústria do sorvete”.

Com ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SPCom ideia inovadora empreendedor feirense faz sucesso com sorveteria de sabores brasileiros em SP
Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo alcançando um negócio consistente, os desafios do empreendedorismo continuam. Ao fechar o primeiro restaurante, as dívidas ficaram. Quando abriu a sorveteria, Anderson se recuperou financeiramente, mas as restrições adquiridas na outra época ainda atrapalham a aquisição de crédito.

“Todas as instâncias de governo falham com os pequenos empreendedores porque estão injetando todos os recursos possíveis em isenções fiscais em grandes indústrias, que empregam pouco e não entregam nada em troca”

Apesar dos obstáculos, há brilho nos olhos pelo resultado adquirido com uma ideia de negócio 100% nacional.

“A maior vitória é quando seu negócio dá certo em todos os sentidos possíveis. Dinheiro no bolso é ótimo, mas ter uma equipe crescendo junto também é excelente. Saber que estamos estimulando uma pequena cadeia de produtores que estão lutando para fazer o cajá, ciriguela e mangaba mais reconhecido no Brasil todo também é parte da vitória do empreendedorismo”, celebrou.

O próximo passo é a abertura de uma segunda unidade, uma filial no centro histórico de São Paulo. A atual unidade fica na rua Aureliano Coutinho (SP).

Com informações da jornalista Daniela Cardoso do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Fonte: Fala Genefax

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +