Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a ligação entre os presidentes Lula e Donald Trump é uma derrota para o bolsonarismo.
Os dois líderes se falaram por cerca de 30 minutos. Após o telefonema, Trump reafirmou que teve uma “ótima conversa” e que Brasil e Estados Unidos vão começar a fazer negócios.
Coppolla avalia que o governo Lula apenas minimizou os efeitos de uma derrota.
“Na prática, Lula demorou 10 meses para entrar em contato com o presidente da maior potência do mundo e isso custou dezenas de bilhões de reais para a economia brasileira. Como sempre, é o povo que paga o preço pelo orgulho dos seus governantes”, opinou.
“Essa ligação foi só um primeiro passo tardio para o governo consertar seu próprio erro de política externa. Isso não é uma vitória, é reduzir os efeitos de uma flagrante derrota. Em última análise, não adianta o Brasil dar as costas para os Estados Unidos e querer ser tratado como aliado dos americanos”, concluiu.
Cardozo entende que o bolsonarismo sai derrotado.
“Quem queria a guerra, quem queria que o Judiciário pura e simplesmente virasse terra arrasada, como Eduardo Bolsonaro e os bolsonaristas, que aplaudiam, saiam na rua com a bandeira dos EUA, seguramente ficaram decepcionados”, opinou.
“Donald Trump percebeu que o Brasil é um país soberano, que o Judiciário não iria se curvar a ele e que não se importava em deixar Eduardo Bolsonaro falando sozinho. Trump falou ‘bom, deixa eu cuidar dos interesses do meu país’”, continuou.
Fonte: CNN BRASIL