quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_img
HomeÚltimas NotíciasCinco opções em Santa Catarina para fugir da folia do Carnaval

Cinco opções em Santa Catarina para fugir da folia do Carnaval

Enquanto os grandes centros urbanos se preparam para receber blocos e desfiles, um movimento oposto ganha força. São viajantes que escolhem o feriado de carnaval para buscar silêncio e experiências ao ar livre. Para muitos, o período de folia é a oportunidade para quem prefere descanso, ecoturismo e turismo de aventura.

Essa mudança de comportamento é sustentada por números. Um levantamento do Google, divulgado no final de janeiro, aponta que 52% dos brasileiros pretendem dedicar o feriado à tranquilidade e ao autocuidado. Além disso, 32% dos entrevistados afirmam que preferem passar os dias longe das multidões, seja em viagens curtas, encontros com amigos ou ficando em casa.

Neste cenário, o feriado se consolida como uma janela estratégica para o turismo de natureza ou de aventura. Segundo Nancy Ashimine, gerente de Relacionamento da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a procura por roteiros que permitem desacelerar tem crescido consistentemente.

“O carnaval deixou de ser, para muita gente, sinônimo exclusivo de festa. Temos observado um aumento consistente na procura por ecoturismo e turismo de aventura nesse período, tanto de roteiros de curta duração como viagens para outros estados, em áreas naturais e com atividades ao ar livre. É um público que busca desacelerar, estar em contato com a natureza e viver experiências mais autênticas, sem abrir mão da segurança e da qualidade das operações”, explica.

Gabriel e família gostam de acampar no feriado de carnaval. (Foto: Gabriel Pereira/Arquivo pessoal)

Exemplo disso é o empresário Gabriel Pereira, de Florianópolis. No feriado, ele prefere trocar o agito das praias lotadas pelo acampamento em família. “Vamos para desconectar dos problemas da cidade grande, ficar sem eletrônicos e telas, passando os dias com o mínimo possível. Acredito que criamos as melhores memórias nestes momentos, fazendo fogo, resolvendo perrengues e contemplando a natureza”, afirma.

Para quem, assim como Gabriel, busca transformar o feriado em um momento de reconexão, o planejamento é o primeiro passo. Para ajudar nessa escolha, a Gazeta do Povo selecionou cinco roteiros guiados em Santa Catarina que privilegiam o silêncio e o contato direto com a natureza.

VEJA TAMBÉM:

  • Melhores praias Brasil

    Onde estão as cinco melhores praias do Brasil

Corredeiras e cachoeiras — Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Com foco em roteiros de ecoaventura na Grande Florianópolis, a Apuama Rafting opera em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas com atividades adaptadas a diferentes idades e níveis de preparo. Inserida em grande parte no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a região é ideal para a prática de rafting, rapel em quedas d’água e trilhas cercadas pela fauna local.

Turismo de aventura: rapel no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis.Rapel na cachoeira Ressureição, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. (Foto: Apuama Rafting/Divulgação)

Na base da agência, o Café do Tabuleiro disponibiliza arvorismo, paredes de escalada e área recreativa infantil. O local atende grupos sob agendamento prévio, oferecendo desde o café da manhã até o jantar em um sistema de mesas coletivas.

VEJA TAMBÉM:

  • Salto São Francisco

    As cachoeiras de Prudentópolis são um convite no verão do Paraná

Aventura entre cânions — Praia Grande (SC)

Os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, no limite entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formam o cenário para quem busca aventura e contato intenso com o meio ambiente. O destino integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, patrimônio reconhecido pela Unesco.

A South Adventure oferece um catálogo variado de atividades em Praia Grande (a 290 km de Florianópolis), incluindo raftings e boia-cross no Rio Mampituba, caiaque em corredeiras e banhos em piscinas naturais entre os paredões.

Trilhas nos cânions de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina.Trilha nos cânions no Parque Aparados da Serra, em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. (Foto: South Adventure/Divulgação)

A programação conta com trilhas guiadas por mirantes e formações únicas, como os cânions Malacara, Itaimbezinho e Fortaleza. Outras alternativas incluem cicloturismo pelo vale, cavalgadas e flutuação em águas cristalinas, com opções para diversos perfis de condicionamento físico.

VEJA TAMBÉM:

  • Passeios Foz do Iguaçu

    5 passeios em Foz do Iguaçu para além das Cataratas

Mata Atlântica e biodiversidade — Vale Europeu (SC)

No coração do Vale Europeu, a área entre Doutor Pedrinho e José Boiteux preserva trechos de Mata Atlântica onde rios e cascatas formam um mosaico de alta biodiversidade. Nesse cenário, a Ativa Aventuras promove trilhas imersivas, como o percurso de 1,8 mil metros em reserva indígena que foca na conexão sensorial com a floresta.

Cachoeira em Benedito Novo (SC)Uma das cachoeiras no roteiro em Benedito Novo, com trilhas que são uma verdadeira imersão na natureza. (Foto: Ativa Aventuras/Divulgação)

Para os aventureiros, o cardápio inclui rapel, canyoning e aquatrekking, explorando técnicas de descida vertical e caminhadas pelo leito dos rios. Um dos destaques da operação é o roteiro que percorre sete cachoeiras situadas nas localidades de Ribeirão Liberdade e Zinco, em Benedito Novo, proporcionando uma experiência de isolamento e beleza natural.

VEJA TAMBÉM:

  • A faixa de areia extensa e o mar de águas mais calmas ajudam a explicar a vocação turística de Pontal do Sul.

    Pontal do Sul aposta em turismo sustentável e preservação no litoral do Paraná

Mirantes e Cânions — Urubici (SC)

Nas partes mais altas da serra catarinense, Urubici é o destino de quem procura o silêncio das montanhas, o ar puro e temperaturas mais amenas. A Serra Sul Ecoturismo opera roteiros que exploram os ícones da região, como o Morro da Igreja e a Pedra Furada, além de expedições por cânions menos explorados e trilhas por florestas de araucárias.

Bora da Serra GeralEm Urubici, na serra catarinense, há opções para explorar cânions em caminhadas ao ar livre. (Foto: Serra Sul Ecoturismo/Divulgação)

A operação inclui passeios em veículos 4×4 que levam a mirantes naturais e caminhadas contemplativas por áreas de preservação permanente. É a escolha ideal para quem busca uma desconexão profunda e cenários de grande escala, mantendo o foco na interpretação ambiental e no respeito à geologia local.

Rafting e história no turismo de aventura — Ibirama (SC)

Localizada no Vale do Itajaí, a cidade de Ibirama é um polo para quem deseja o contato com a água, mas quer fugir da lotação das praias. A Ibirama Rafting aproveita o relevo acidentado da região para oferecer um turismo de aventura que inclui descidas pelo Rio Itajaí-Açu, com níveis de adrenalina que variam do iniciante ao avançado.

Além da água, a agência promove trilhas históricas que percorrem o antigo traçado da Estrada de Ferro Santa Catarina e levam a cachoeiras escondidas na densa Mata Atlântica da região.

Turismo de aventura: rafting no Rio Itajaí-Açu, em Ibirama-SCO relevo acidentado da região de Ibirama permite um rafting cheio de adrenalina na descida do Rio Itajaí-Açu. (Foto: Ibirama Rafting/Divulgação)

O destino permite combinar a atividade física com o lazer rural, aproveitando a hospitalidade do Vale do Itajaí. As operações são focadas em grupos pequenos e famílias, garantindo que o barulho das corredeiras seja o único som a interromper a tranquilidade do feriado.

VEJA TAMBÉM:

  • Praias de Santa Catarina atraem turistas argentinos, tradicionalmente

    Por que tem menos argentinos no litoral catarinense nesta temporada

Fonte: Gazeta do Povo

- Advertisment -spot_img

Mais lidos