O chanceler alemão Friedrich Merz visitou o memorial do Holocausto Yad Vashem, em Israel, no domingo (7), durante uma visita de dois dias a Jerusalém.
Merz prestou homenagem aos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas, afirmando que a Alemanha tinha uma “responsabilidade histórica duradoura” pelos crimes do Holocausto. O chanceler também disse que Berlim estava comprometida com a existência e a segurança de Israel, chamando isso de “essência imutável” da relação bilateral.
Acompanhado por Dani Dayan, presidente do Yad Vashem, Merz reacendeu a ‘chama eterna’ e depositou uma coroa de flores durante uma cerimônia no Salão da Memória do Yad Vashem.
Merz chegou a Israel no sábado (6) para sua primeira visita oficial desde que assumiu o cargo e se reuniu com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste domingo (7) para discutir as relações bilaterais, o cessar-fogo em Gaza e outras questões internacionais.
A Alemanha sempre foi uma das maiores apoiadoras de Israel, mas também criticou o governo de Netanyahu por sua estratégia na devastadora guerra em Gaza.
Este mês, o governo alemão tomou medidas para retomar a venda de armas a Israel, que havia sido suspensa desde agosto devido à guerra, mas afirmou que a decisão está condicionada ao respeito ao cessar-fogo e ao fornecimento de ajuda humanitária em larga escala.
Fonte: CNN BRASIL