Titulares e suplentes tomaram posse no Fórum de Secretários(as) e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Bahia em cerimônia realizada na quinta-feira (2), na Agência Sebrae Costa Azul, em Salvador. Durante a manhã, foi realizada a oficina para construção do Regimento Interno do Fórum Estadual, a fim de fomentar reflexões e contribuições ao documento. Os membros também participaram da palestra intitulada “Governança de Redes”.
Para dar início a solenidade, o secretário Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Ângelo Almeida, empossou os titulares e suplentes do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Bahia, das microrregiões do Oeste, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Jacobina, Vitória da Conquista, Irecê, Salvador e Feira de Santana.
O objetivo da iniciativa é apoiar as secretarias e prefeituras na melhoria do ambiente de negócios, no fortalecimento das micro e pequenas empresas, dos produtores rurais e dos microempreendedores individuais, valorizando as potencialidades de cada município.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, pontuou a necessidade de fomentar o ambiente de negócio nos municípios, contribuindo também para o desenvolvimento econômico local. “É importante envolver a economia e os negócios locais, pois, enquanto Sebrae, queremos melhorar esses empreendimentos, com probabilidade maior de crescimento e geração de renda, aperfeiçoando o ambiente de negócios. Mas, para isso, é necessária essa parceria com as prefeituras e os secretários municipais, que são vocês, capazes de capitanear as políticas de desenvolvimento”, ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Ângelo Almeida, destacou a relevância da criação do fórum. “É uma alegria participar deste momento que representa a luta pela integração do desenvolvimento econômico do estado da Bahia, trazendo desenvolvimento da economia, sustentabilidade e, sobretudo, um olhar para o social, com a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou.
Presente à solenidade, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Marcius Gomes, falou sobre os desafios para a Bahia pensar o desenvolvimento do modelo econômico e sobre pensar as políticas públicas a partir dos territórios. “Agradecemos pelo acolhimento e nos colocamos à disposição para contribuir com essa agenda. Sabemos dos desafios e do potencial que cada território e município têm para avançar no desenvolvimento econômico, social e sustentável para a Bahia”.
Representando o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, ressaltou as oportunidades que o fórum pode trazer. “O fato de trazer essas representações, por meio de alguns secretários, possibilita estarmos, enquanto prefeitos, tendo a oportunidade de interferir na questão econômica das nossas cidades. O município que olha, por exemplo, para o mercado interno, com seus produtos e serviços, pode fazer com que a economia gire e, desta forma, beneficie toda a região”.
Atividades
Na oficina para construção do Regimento Interno do Fórum Estadual, o consultor e secretário de Desenvolvimento Econômico de Guanambi, Fabricio Lopes, apresentou o documento e, ao longo da oficina, as contribuições foram colocadas pelos presentes. Ao final, o documento foi concluído com as sugestões dos membros inseridas.
Na palestra “Governança de Redes”, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jeconias Rosseto, contou acerca da sua experiência com a criação de Fóruns e expôs uma síntese de acertos e erros a serem evitados. Inicialmente, falou sobre uma equação para êxito do fórum. “A equação do funcionamento e êxito desta iniciativa está em uma escala dos desejos e a capacidade operacional de realizá-los”.
Para isso, segundo Rosseto é importante ter metas alcançáveis. “Como conseguir atenção do prefeito? Quando se entregam ações simples, como comprar 45% da merenda escolar da agricultura familiar. Isso é o que um fórum faz, além de ensinar como se faz, para quem precisa aprender”, ressaltou. Ele fez uma abordagem onde trouxe reflexões em que tratou sobre diagnósticos das redes, como elas se classificam, aspectos importantes a serem considerados.
Membros do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Bahia
Microrregião: Oeste
Titular: Marcell do Vale Wanderley, Secretário Municipal de Agricultura
Suplente: Joaquim Pedro Soares Neto, Secretário Municipal de Agricultura e Tecnologia
Microrregião: Santo Antônio de Jesus
Titular: Tássia Ribeiro da Silva e Silva, Secretária de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico
Suplente: Flávia Nonato Barbosa Rodrigues, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Microrregião: Ilhéus
Titular: José Anderson Pinheiro Moura, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
Suplente: Paulo Cesar San Juan Ganem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
Microrregião: Teixeira de Freitas
Titular: David Emmanuel de Almeida Loyola, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Suplente: André Luís Carvalho, Secretário Municipal de Cultura
Microrregião: Jacobina
Titular: Ana Claudia Matos da Silva, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Suplente: Levi Bahia Teixeira Soares, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Microrregião: Vitória da Conquista
Titular: Felizdênio Xavier de Sousa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura
Suplente: Crésio Lima Júnior, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico
Microrregião: Irecê
Titular: Vinicius Gaspar de Luna Freire, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico
Suplente: Leonardo da Silva, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, serviços e MPEs
Microrregião: Salvador
Titular: Adriana Marcele de Matos Neves, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico
Suplente: Deraldo Alves Carlos, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego
Microrregião: Feira de Santana
Titular: Márcia Cristina Ferreira Gomes, Secretária Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico
Suplente: Adilson da Silva Pinho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico
Microrregião: Juazeiro
Titular: Qlianne Martins Santos, Chefe de Operação, Emprego e Renda
Suplente: Samara Magalhães Ferreira, Secretária Municipal do Governo
Fonte: Sebrae Bahia