sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_img
HomeDestaquesCasas feitas por impressora 3D podem transformar o mercado de trabalho

Casas feitas por impressora 3D podem transformar o mercado de trabalho

Local reúne cerca de 100 casas construídas com impressão 3D –

As mudanças tecnológicas vêm surpreendendo pelas transformações na sociedade. No Texas, nos arredores de Austin, nos Estados Unidos, um projeto inovador criou um bairro com casas impressas por robôs gigantes.

A construção, conhecida como Genesis Collection, no condomínio Wolf Ranch, em Georgetown, tem como objetivo reduzir custos e simplificar etapas comuns das obras tradicionais.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!

O local reúne cerca de 100 casas construídas com tecnologia de impressão 3D, em uma parceria entre a construtora Lennar e a empresa de tecnologia ICON.

Durante o desenvolvimento do projeto, circularam rumores de que as residências poderiam ficar prontas entre 24 e 48 horas. No entanto, embora a impressão das paredes seja rápida, o processo completo pode levar semanas até que cada casa esteja finalizada.

Leia Também:

Como funciona a construção?

A impressão 3D não constrói a casa inteira do início ao fim. A tecnologia é utilizada principalmente para erguer o sistema de paredes, enquanto etapas como fundação, instalações e cobertura seguem métodos tradicionais da construção civil.

De acordo com informações do projeto, as casas foram colocadas à venda por valores que variam entre US$ 450 mil e US$ 600 mil.

Diferente do modelo convencional, não há aplicação manual de tijolos. O concreto é depositado por meio de um bico extrusor controlado digitalmente, que aplica o material camada por camada.

Local reúne cerca de 100 casas construídas com tecnologia de impressão | Foto: Reprodução

O processo transforma um arquivo digital em paredes físicas com alta precisão. Segundo a empresa, a tecnologia permite construir estruturas de grande porte sem a necessidade de reposicionar o equipamento manualmente.

Fim dos pedreiros?

Com a “invasão” das máquinas e a promessa de construções mais rápidas, as equipes de trabalho tendem a ser reduzidas, exigindo menos profissionais em comparação com obras tradicionais. No entanto, tecnologia não elimina totalmente a mão de obra humana, mas transforma funções.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos