terça-feira, fevereiro 17, 2026
spot_img
HomeDestaquesCarnaval de Salvador entra de novo para o Guinness World Record

Carnaval de Salvador entra de novo para o Guinness World Record

Carnaval de Salvador –

O Carnaval de Salvador entrou para o Guinness World Records nesta terça-feira, 17, ao conquistar otítulo de “maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo em uma semana”. O anúncio oficial foi realizado no Campo Grande, com a presença do prefeito Bruno Reis.

O Carnaval de Salvador já acumulava marcas históricas antes mesmo da edição atual. Em 2025, a festa entrou oficialmente para o Guinness World Records ao receber o reconhecimento de maior carnaval de trio elétrico do planeta.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!

Ao todo, foram recolhidas mais de 46 toneladas (46.130 kg) durante o período da festa, número que supera em mais de cinco vezes o registrado pelo Carnaval do Rio de Janeiro, que contabilizou 8,8 toneladas (8.825 kg) em 2023.

Segundo a representante do Guinness, o mínimo a ser batido era o recorde do Rio de Janeiro. Após a análise de provas, fotos e vídeos enviados pela organização, Salvador foi oficialmente reconhecida.

“Nesses últimos dias, é a maior quantidade de latas de alumínio coletadas para reciclagem em uma semana O mínimo que tinha que ser batido é pelo Rio de Janeiro […] E esse ano então, eu venho fazer esse anúncio oficial, depois de todos esses dias após receber as provas das coletivas, fotos e vídeos, tudo […] Salvador entrou novamente para a família Guinness World Record”, disse representante.

Leia Também:

Durante a coletiva, Bruno Reis destacou que o reconhecimento é resultado de um esforço coletivo entre órgãos públicos, empresas e trabalhadores envolvidos na festa.

“É motivo de alegria para a cidade por duas vezes estar no Ginness Book, sendo reconhecido internacionalmente pelo grande Carnaval que realiza e, em especial, pela pauta da sustentabilidade. Esse prêmio confirma todas as medidas de proteção ao meio ambiente, todos os meios de resiliência que nós adotamos nos últimos anos”, afirmou.

Catadores os verdadeiros protagonistas

A ação contou com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e do Grupo Solví. Com a renda obtida sendo devolvida aos catadores que atuaram nas oito Centrais de Apoio ao Catador.

De acordo com a prefeitura, foram gerados renda para os trabalhadores envolvidos. “Gerou mais de 1.200.000 reais, e eles já receberam de pagamento pelos produtos que foram coletados, e isso é um grande trabalho da Limpurb […] e por isso que a gente está tendo essa premiação hoje, se vocês forem ver, são 4 vezes mais de latas recicladas em relação ao Rio de Janeiro”, disse o prefeito.

Carnaval de Salvador | Foto: Fernando Peixoto / Secom PMS

O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, afirmou que o resultado evidencia o avanço contínuo da gestão na área da sustentabilidade e o fortalecimento das cooperativas que atuam durante o Carnaval.

“O trabalho compreende um nível alto de complexidade, abrangendo o setor público, o segmento empresarial, mas principalmente as cooperativas e o compromisso com uma gestão sustentável. No fim das contas, a premiação do Guinness evidencia todo um trabalho que executamos e melhoramos ano após ano em Salvador”, pontua.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos