O Carnaval de Salvador 2026 entrou para a história com números inéditos. Além de conquistar um recorde mundial de reciclagem, a festa registrou, pela primeira vez, público maior no Circuito Osmar (Campo Grande) do que no Circuito Dodô (Barra-Ondina), consolidando a retomada do Centro como protagonista da folia.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington conversou com o Acorda Cidade e explicou que os dados são resultado do monitoramento em tempo real feito pelo Centro de Controle, com uso de inteligência artificial.
“Hoje [terça-feira (17)], às 20 horas, nós já superamos em 60 mil pessoas o carnaval do centro contra 480 e poucas mil pessoas, o Carnaval do Circuito Dodô. Ou seja, hoje nós temos mais pessoas participando do Carnaval do Centro do que aqui. Coisa que era impensável no passado.”
Segundo ele, o crescimento do público no Centro não foi pontual.
“Na quinta-feira a gente teve isso de novo. E experimentamos público recorde no Centro todos os dias.”
Recorde mundial de reciclagem
Outro marco anunciado foi a certificação internacional concedida pelo Guinness Book, que reconheceu Salvador como o maior carnaval do mundo em reciclagem de latinhas.
“Salvador recebeu hoje a certificação do maior carnaval reciclado do mundo, contendo reciclagem de latinhas.”
De acordo com Isaac, o acompanhamento foi feito durante sete dias pela organização internacional. O resultado foi expressivo. O Carnaval de Salvador bate o recorde com 46 toneladas.
O número supera em mais de cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023 pelo Carnaval do Rio de Janeiro, que havia contabilizado 8 toneladas.
Mudanças para 2027
Como o Acorda Cidade já mostrou, o Carnaval de 2027 terá uma configuração diferenciada por conta da coincidência com o dia 2 de fevereiro, dedicado a Iemanjá.
Isaac Edington explicou que a decisão foi ajustar a programação tradicional para evitar conflito com a festa religiosa no Rio Vermelho.


“Deslocamos o pipoco ao invés do dia 2 que seria um desrespeito até a festa de Iemanjá ter um evento gigantesco no Rio Vermelho e outro aqui. Não caberia isso.”
Com isso, o “Pipoco” será antecipado para a sexta-feira, ampliando oficialmente o calendário.
“Então, convidamos o Leo Santana para fazer o Pipoco já na sexta-feira. Então, ou seja, nós ampliamos esse carnaval e fazendo com que a gente crie uma motivação maior ainda para que a gente receba ainda mais turistas na nossa cidade.”
A expectativa é que a festa em 2027 comece já no dia 29 de janeiro, fortalecendo ainda mais o impacto econômico e turístico da capital baiana.
📅 Programação Pré-Carnaval e Carnaval de Salvador 2027
- 29/01 – Pipoco com Léo Santana
- 30/01 – Furdunço
- 31/01 – Fuzuê
- 01/02 – Melhor Segunda com Xanddy
- 02/02 – Festa de Iemanjá
- 03/02 – Habeas Copos
- 04/02 a 09/02 – Carnaval
- 10/02 – Arrastão
Com informações do repórter Sergio Di Salles do Acorda Cidade
Leia também: Carnaval terá mais um dia por conta da Festa de Yemanjá em 2027; entenda
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Fonte: Acorda Cidade



