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Brasileirão fecha com quase 10 milhões de torcedores presentes nos estádios

Uma pesquisa realizada pela “Nexus”, e encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revelou que 59% dos brasileiros nunca assistiu a uma partida direto do estádio. Já outros 22% responderam que já frequentaram, mas que hoje em dia não vão mais.

Entre os demais números, 10% disseram que vão a algumas partidas no ano, 5% frequentam algumas vezes por mês, 2% assistem a jogos semanalmente e outros 2% comparecem quinzenalmente.

Contudo, os resultados da pesquisa contrastam com os números registrados pelo Campeonato Brasileiro em 2025. Após a realização da última rodada no último final de semana, a soma de público alcançou 9.972.992 torcedores. A média foi de 26.314 pessoas por partida e a renda total acumulada ultrapassa os R$ 464 milhões. Esses dados reforçam a força do futebol como plataforma de entretenimento.

E essa é a transformação mais evidente da indústria esportiva: a ida ao estádio deixou de ser apenas sobre assistir a um jogo e passou a ser uma experiência completa. O crescimento no número de camarotes acompanha essa mudança, especialmente no período pós-pandemia, quando o torcedor passou a buscar conforto, conveniência e serviços agregados.

“Hoje o torcedor busca um pacote completo: boa gastronomia, música, conforto, serviços e um ambiente onde tudo funciona. A experiência passa a ser tão importante quanto o jogo. É isso que move a evolução dos camarotes. A hospitalidade entrou de vez no mundo do futebol e quanto mais conseguimos integrar entretenimento, serviço e conveniência, mais entregamos uma jornada que faz sentido para o torcedor de 2025. Os camarotes se tornaram uma extensão do espetáculo. O jogo é o ponto alto, mas a experiência envolve todo o dia”, comentou Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa está presente na Neo Química Arena, no Morumbis, na Arena do Grêmio, entre outros estádios.

“Nos camarotes que operamos no Maracanã e no Nilton Santos, percebemos de forma muito clara que o torcedor passou a buscar uma jornada mais completa, que vai além dos 90 minutos do jogo. Há uma valorização crescente por ambientes seguros, confortáveis e com serviços bem estruturados, exclusivos, criando uma vivência que impacta diretamente na decisão de voltar ao estádio. Esse movimento reforça como a hospitalidade se tornou um elemento central na experiência do futebol moderno, aproximando ainda mais marcas, torcedores, clubes e o próprio esporte”, falou Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil.

“Os números mostram que o estádio deixou de ser apenas um local de competição esportiva e passou a operar como um hub de entretenimento. A tecnologia tem papel central nessa mudança, especialmente na expansão da hospitalidade e dos camarotes, que exigem soluções integradas de acesso, pagamentos, controle de público e personalização da experiência. Mesmo com uma grande parcela da população ainda fora das arquibancadas, quem vai ao estádio busca conforto, serviços e conveniência, e isso só é possível com plataformas tecnológicas robustas, capazes de transformar o jogo em uma experiência completa antes, durante e depois da partida”, afirmou Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.

Fonte: CNN BRASIL

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