Após golear a Coreia do Sul por 5 a 0 em Seul nessa sexta-feira (10), a Seleção Brasileira segue na Ásia para o segundo e último amistoso da Data Fifa de outubro.
O time comandado por Carlo Ancelotti enfrenta o Japão na próxima terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, em partida que servirá como mais um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Além da boa fase sob o comando do técnico italiano, o Brasil leva para o duelo um retrospecto amplamente favorável contra os japoneses. Em 13 partidas disputadas ao longo da história, a Seleção soma 11 vitórias e dois empates, sem jamais ter sido derrotada pelo adversário asiático.
O confronto mais recente entre as duas seleções aconteceu em junho de 2022, também em Tóquio, e terminou com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Neymar, de pênalti.
Retrospecto amplo e domínio em solo japonês
A história entre Brasil e Japão começou em 1989, com vitória brasileira por 1 a 0 no Maracanã. Desde então, os duelos se tornaram recorrentes em amistosos internacionais e competições oficiais, com ampla superioridade verde e amarela.
Em solo japonês, o domínio é ainda mais expressivo: foram oito confrontos e oito vitórias do Brasil, com destaque para goleadas marcantes como 5 a 1 em 1995, 4 a 0 em 2012 e outro 4 a 0 em 2014. Fora de casa, o Japão nunca conseguiu sequer empatar com os brasileiros.
As equipes também já se enfrentaram em uma Copa do Mundo. No Mundial de 2006, ainda pela fase de grupos, a Seleção Brasileira goleou os nipônicos por 4 a 1.
Ao todo, a Seleção marcou 35 gols e sofreu apenas cinco contra os asiáticos. Os empates ocorreram em 2001 e 2005, ambos fora do Japão, enquanto o último duelo no país terminou com triunfo brasileiro.
Preparação e Data Fifa
A partida desta terça-feira fecha a série de amistosos da Seleção na Ásia e faz parte da preparação de Ancelotti para consolidar a base que disputará a Copa do Mundo de 2026. Após o bom desempenho diante da Coreia do Sul, o treinador deve ter mudanças na escalação para o confronto, a fim de rodar o elenco convocado.
Fonte: CNN BRASIL