quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeDestaquesBlocos afro ganham apoio do Ouro Negro na Lavagem de Itapuã

Blocos afro ganham apoio do Ouro Negro na Lavagem de Itapuã

Blocos que participam do cortejo da Lavagem de Itapuã contam com o apoio do Programa Ouro Negro, por meio do edital 2026. A iniciativa promove ações que valorizam estética, musicalidade, ancestralidade e o legado comunitário das agremiações de matriz africana.

Neste ano, três propostas foram selecionadas pelo edital para integrar o cortejo:

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!

  • Bloco Afro Malê Debalê
  • Escola de Samba Unidos de Itapuã
  • Bloco Cortejo do Abaeté

A Lavagem de Itapuã, que celebra 121 anos, reúne moradores, devotos e grupos culturais em um percurso marcado por fé, pertencimento e sincretismo. Realizada tradicionalmente na quinta-feira que antecede o Carnaval, a festa combina elementos do catolicismo popular com práticas de matriz africana, culminando na lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Leia Também:

Investimento recorde

O Ouro Negro financia, desde 2008, agremiações carnavalescas com forte identidade de matriz africana. Como critério, as entidades contempladas desenvolvem projetos socioculturais em seus territórios, estimulando a construção de uma cultura cidadã.

Em 2026, o programa realiza investimento recorde de R$ 17 milhões. Os recursos garantem a participação de blocos afros e entidades culturais nos desfiles do Carnaval de Salvador, Carnaval do Interior, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Lavagem da Purificação (Santo Amaro) e Micareta de Feira de Santana.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos