sábado, fevereiro 7, 2026
spot_img
HomeDestaquesBebidas falsificadas entram na mira das fiscalizações no Carnaval 2026

Bebidas falsificadas entram na mira das fiscalizações no Carnaval 2026

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), por meio do Procon-BA, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), realiza na segunda-feira (9), na sede do órgão, na rua Carlos Gomes, uma coletiva de imprensa para apresentar os treinamentos técnicos voltados exclusivamente aos agentes do Estado e aos fornecedores de bebidas alcoólicas, como parte das ações estratégicas de prevenção e enfrentamento ao comércio ilegal de bebidas durante o Carnaval de Salvador.

A iniciativa integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo da Bahia diante dos recentes episódios de contaminação por metanol, associados ao consumo de bebidas destiladas falsificadas e adulteradas, representando graves riscos à saúde da população, especialmente no período de grandes eventos. Como fruto da parceria entre a SJDH e a Abrabe vai lançar na coletiva uma recomendação técnica estabelecendo diretrizes para a gestão de resíduos, garantindo o descarte regular de embalagens, por meio da logística reversa e promovendo a inclusão socioeconômica de catadores de recicláveis no Carnaval.

A parceria com o Cama tem como objetivo promover o trabalho decente nos camarotes e demais espaços privados de venda de bebida destilada, assegurando que o recolhimento e descarte das embalagens de vidro se dê mediante a contratação de catadores, assim, promovendo o trabalho decente e evitando que o vidro seja incorporado na venda de produtos adulterados.

As capacitações têm como foco:

  • Preparar os agentes fiscalizadores do Estado da Bahia, integrantes da Secretaria de Justiça e Direitos humanos (SJDH), através do Procon-BA, Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para identificar, coibir e enfrentar o comércio de bebidas alcoólicas falsificadas, adulteradas ou fora das conformidades legais;
  • Orientar e capacitar os fornecedores de bebidas alcoólicas, por meio dos associados da Abase (Associação Baiana de Supermercados) e da Abrasek/BA (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), sobre boas práticas de aquisição, armazenamento, identificação de irregularidades e responsabilidade no descarte correto de embalagens, fortalecendo a segurança da cadeia de comercialização.

Antes da abertura das capacitações, será realizada uma coletiva de imprensa, com a presença de representantes da SJDH, do Procon-BA e da Abrabe, para apresentar a parceria institucional, detalhar as ações estratégicas e alertar a sociedade sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas no Carnaval.

As capacitações são direcionadas exclusivamente aos agentes do Estado e aos fornecedores de bebidas alcoólicas, como estratégia preventiva para proteção da saúde da população e fortalecimento da fiscalização durante o Carnaval.

Serviço:

O quê: Coletiva de Imprensa e Capacitações Estratégicas de Combate às Bebidas Alcoólicas Falsificadas e Adulteradas – Carnaval 2026
Quando: 09 de fevereiro de 2026 (segunda-feira)
Onde: Auditório do Procon- BA – Rua Carlos Gomes, nº 746 – Centro, Salvador/BA

Programação:

8h – Coletiva de Imprensa (SJDH / Proocn-BA / Abrabe)
9h – Capacitação dos Agentes Fiscalizadores do Estado da Bahia
(SSP/BA, Sesab e demais órgãos convidados – duração média de 4h)
14h – Capacitação dos Fornecedores de Bebidas Alcoólicas
(associados da Abase e Abrasel/BA – com transmissão virtual)

Participantes da coletiva:

Felipe Freitas – Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia
Tiago Venâncio – Superintendente do Procon-BA
Cristiane Forja – Presidente Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe)
Joilson Santana – Coordenador Executivo da ONG Cama – Centro de Arte e Meio Ambiente.
Representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTubee grupo de Telegram.

Fonte: Acorda Cidade

- Advertisment -spot_img

Mais lidos